Aos 63 anos – iria fazer 64 no próximo dia 1 de julho – Horácio Franco é o recordista de participações na prova, com 25. Começou ainda no tempo em que ela se chamava Volta à Ilha de São Miguel, no início da década de 80. Perfeito conhecedor de todas as estradas da ilha, nunca conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio, no topo da classificação geral. Os melhores resultados foram o 2º lugar em 1986 e os 3º em 1981 (logo na estreia!), 1983, 2005 e 2007, “sempre com carros de Grupo N, à exceção de 1983” – mesmo assim, com sabor a um magnífico triunfo pois, em condições inferiores a muitos outros, conseguiu arvorar a bandeira de melhor piloto local.

Numa pequena entrevista que lhe fizemos há alguns anos, contou-nos a sua história: “É verdade que nunca venci a prova, enquanto piloto, mas ganhei-a por duas, como navegador [de ‘Larama’, em 1977 e 1978]. Tive muitas oportunidades mas, por uma razão ou por outra, isso nunca aconteceu. Ou o carro avariava, ou perdia uma roda… Situações muito difíceis, mas isto é mesmo assim! Além disso, não há milagres, com carros de Grupo 1 ou Grupo N… Mas tenho muita mágoa de nunca ter ganho o rali. Sou da ilha [nasceu em Ponta Delgada], conheço-a muito bem e fiz enormes sacrifícios para isso. Mas nunca aconteceu.”

Na verdade, em 25 participações, Horácio Franco chegou quase sempre ao fim, tendo desistido apenas por cinco vezes: “Lembro-me de um ano, com o [Ford] Escort [RS Cosworth], que era também de Grupo N, em que estava na frente do rali, com uma grande folga, depois de ter andado sempre nos três primeiros, em luta com o “Quim” Santos e o Santinho [Mendes]. Então, na Tronqueira, bati, arranquei uma roda e desisti.”

Apesar de ter feito 11 edições da prova ao volante de vários Mitsubishi Lancer, o carro que melhores recordações lhe deixou “foi o [Ford] Escort [RS 1800 MkII] que era do Carlos Torres. Ele tinha sido suspenso, com o Mário [Silva], depois do Rali de Portugal e emprestou-me o carro, mas com muitas condições. Tinha que ter cuidado, não podia bater, se não era eu quem pagava! Andei, pois, sempre com muito cuidado, mas sempre nos lugares da frente. Esse foi o único carro em que andei que era verdadeiramente competitivo, não era um Grupo 1. Era bem preparado, era potente… e era caro, para mim! Tinha um valor muito alto para as minhas possibilidades e andei sempre com a certeza de que, se batesse, era eu quem iria pagar os estragos!”

 

PALMARÉS

Volta à Ilha de São Miguel/Açores

1981 – 3º, c./ Rui Torres (Ford Escort RS)

Rali de São Miguel/Açores

1982 – 5º, c./ Rui Torres (Opel Kadett GT/E)

1983 – 3º, c./ Rui Torres (Ford Escort RS 1800 MkII)

1985 – 5º, c./ Rui Torres (Toyota Corolla GT)

Rali Internacional de São Miguel/Açores

1986 – 2º, c./ José Lima (Toyota Corolla GT)

Rali de São Miguel/Açores

1988 – NP, c./ José Lima (Mazda 323 4WD)

1989 – 7º, c./ Ricardo Jordão (Mazda 323 4WD)

1990 – 4º, c./ Ricardo Jordão (Mazda 323 4WD)

1991 – Abandono (sobreaquecimento do motor), c./ Ricardo Jordão (Lancia Delta Integrale)

Rali de São Miguel/Caixa Económica Açoreana

1992 – 5º, c./ Francisco Furtado (Mazda 323 4WD)

1993 – Abandono, c./ Francisco Furtado (Ford Escort RS Cosworth)

1994 – Abandono, c./ Francisco Furtado (Ford Escort RS Cosworth)

Rallye Açores/BCA

1995 – 5º, c./ Francisco Furtado (Ford Escort RS Cosworth)

1996 – Abandono (transmissão), c./ Francisco Furtado (Ford Escort RS Cosworth)

Rallye Açores

1998 – 6º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo IV)

SATA Rallye Açores

1999 – 8º, c,/ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo IV)

2000 – 5º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo IV)

2001 – 5º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo VI)

2002 – 6º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo VI)

2003 – 16º, c./Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo VI)

2004 – Abandono (motor), c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo VII)

2005 – 3º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo VIII MR)

2006 – 9º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo IX)

2007 – 3º, c./ Francisco Furtado (Mitsubishi Lancer Evo IX)

2008 – 4º, c./ Diogo Lima (Mitsubishi Lancer Evo IX)

 

José Luís Abreu