Hyundai com i20 R5 no Rali Vinho Madeira

A Hyundai Motorsport estará presente na próxima edição do Rali Vinho Madeira, na estrada entre os dias 3 e 5 de agosto. A estrutura de competição da marca coreana lança o Driver Development Program, que visa trazer novos pilotos aos ralis internacionais, e a prova portuguesa a integrar o ERT e TER faz parte do seu programa para este ano.

O primeiro piloto a integrar este programa será o coreano Chewon Lim que por sua vez também ajudará a divulgar os ralis no seu país de origem e sede do construtor.

Lim, com 33 anos, correu durante seis temporadas em circuito e chegou a passar pela Fórmula 3 na Europa mas mudou as suas atenções para as provas de estrada e em 2015 venceu entre 5000 candidatos o ‘reality show’ “The Rallyist” na televisão do seu país natal, cujo propósito era exatamente encontrar um talento nacional a promover na cena internacional da modalidade. Já em 2016 começou a trabalhar na sede do departamento de competição da marca em Alzenau, na Alemanha, com o navegador belga Martijn Wydaeghe na adaptação da sua condução aos ralis e às notas de andamento, tendo a dupla se estreado em junho com uma viatura em R2.

Em 2017 Lim e Wydaeghe passam a estar num Hyundai i20 R5 oficial e vão estar presentes em 14 ralis europeus, 6 dos quais compõem o Tour European Rally deste ano. O programa prevê a participação já no próximo fim de semana no Saarland-Pfalz Rallye na Alemanha e, ainda sem estar completamente definido, prevê as presenças no Spa Rally, de 17 a 18 de março na Bélgica, Rali da Alemanha, entre 17 e 20 de agosto, e nas seis provas do TER,  Transilvania (Roménia, 6 e 7 de maio), Ypres (Bélgica, 23 e 24 de junho), Vinho da Madeira (Portugal, 3 a 5 de agosto), Liezen (Áustria, 29 e 30 de setembro), Valais (Suíça, 27 e 28 de outubro) e Tuscan Rewind (Itália, 24 e 25 de novembro).

João Freitas Faria/Autosport