Hyundai i30N superou o difícil teste das 24 horas de Nürburgring

31/05/2017

No passado fim de semana, dois modelos Hyundai i30N, semelhantes aos de produção em série, completaram o teste de resistência mais difícil do mundo, as 24 horas de Nürburgring. No total, os dois carros completaram 244 voltas, o que significa 6.000 km e comprovaram bem a capacidade e resistência do modelo i30N, o primeiro modelo de alta performance da Hyundai, que será lançado no segundo semestre deste ano.

“As 24 horas de Nürburgring foram um sucesso para a Hyundai. Os dois i30N completaram a corrida sem qualquer problema técnico e ficamos muito satisfeitos com a performance e durabilidade dos carros”, comentou Albert Biermann, Vice-Presidente Executivo e Diretor do departamento de Teste e Desenvolvimento de Veículos de Alta Performance na Hyundai Motor Company. “Com modificações mínimas nos dois carros, conseguimos de facto comprovar a aptidão do i30N para as pistas, numa das corridas mais desafiantes do mundo.”

Os dois carros i30N, semelhantes aos de produção em série, competiram na classe SP3T (para motores turbo de 1.6 a 2.0l). Apesar do carro n.º 95 ter tido um acidente, que causou danos na traseira que necessitavam de reparação, ambos os carros completaram 135 e 109 voltas, respetivamente, durante o período de 24 horas sem quaisquer dificuldades técnicas. Cada volta nas 24 horas de Nürburgring corresponde a mais de 25km, combinando com Nordschleife e com o circuito do grande prémio. Assim, os dois carros completaram mais de 6.000km sob as mais severas condições de corrida, de dia e durante a noite, o que permitiu retirar excelentes perceções acerca do seu chassis, performance de motor e durabilidade geral.

O i30N com o n.º 92 terminou a prova na 4ª posição da classe SP3T, de 10 concorrentes (de 12 participantes iniciais) e no 50º lugar na classificação geral (de 109 concorrentes) – uma performance surpreendente, já que 51 dos 160 carros que começaram a corrida, tiveram que desistir antes do final da corrida, para além do grande número de carros a competir com maior performance.

Os dois automóveis que participaram na corrida integraram a classe SP3T (1.6 a 2.0 motores turbo a gasolina) e estão equipados com um motor turbo 2.0 litros a gasolina combinado com uma transmissão manual de seis velocidades. Esta mesma motorização será reproduzida no modelo de série Hyundai i30N. Para participar nas 24 horas os dois carros foram modificados essencialmente por questões de segurança do piloto, com um roll bar homologado pela FIA, um extintor de incêndio e um banco de corrida. Para uma melhor aderência e desempenho dos travões, os modelos i30N estão equipados com pneus e travões de corrida. Adicionalmente, o design exterior do veículo baseado nos modelos de produção em série da Nova Geração i30 foi equipado com um difusor dianteiro e aileron para potenciar a aerodinâmica e aumentar a downforce.