A Jaguar anunciou a renovação da gama do seu super desportivo F-TYPE. Mais e melhor tecnologia, novo design exterior e a edição exclusiva de lançamento denominada 400 Sport.

O desportivo F-Type é o modelo Jaguar mais dinâmico, desportivo e centrado na performance de sempre, e surge agora mais evoluído, com um design renovado, um novo sistema de informação e entretenimento, bem como com a nova aplicação ReRun, que combina os dados do veículo com o vídeo da Go-Pro para melhorar a experiência de condução.

Desde o seu lançamento, em 2012, o dois lugares da Jaguar consolidou a posição de desportivo mais vendido do seu segmento no mercado britânico e obteve mais de 160 galardões internacionais. O design atraente, performance elevada e comportamento dinâmico de excelência, torna o F-Type um carro fortemente aspiracional, isto numa gama que foi evoluindo para incluir os modelos Coupé, caixas manuais e tração ‘inteligente’ às quatro rodas.

A nova gama F-Type 18MY disponibiliza mais tecnologia concebida para ajudar o condutor, e mais versões do que nunca, com 28 variantes que vão desde a tração traseira do F-Type de 340 cv, a mais cobiçada pelos puristas, ao F-Type SVR com tração integral, um automóvel com uma velocidade máxima de 320 km/h, chamemos-lhe o super desportivo Jaguar para todas as condições.

Agora todas as versões F-Type estão equipadas com o sistema de informação e entretenimento Touch Pro. Nas suas características destacam-se a rápida resposta, a utilização semelhante a um tablet, as funções de navegação inteligente (como partilha da hora prevista de chegada) e serviços On-Line como trânsito e boletins meteorológicos em tempo real. Graças a tudo isto, as viagens são mais recompensadoras e o condutor pode dispor de uma grande quantidade de informação prática.

Os mais entusiastas poderão imortalizar a sua experiência de condução com a nova aplicação ReRun que a Jaguar desenvolveu em colaboração com a Go-Pro. Como estreia mundial, ReRun conjuga o vídeo em tempo real da câmara Go-Pro do condutor com a informação principal de performance do veículo, como a velocidade, a posição do acelerador, a mudança selecionada, a força de travagem e a força G. Os vídeos de alta qualidade incluem fragmentos exclusivos com os melhores momentos e podem ser descarregados no smartphone do condutor para partilha nas redes sociais.

O design galardoado do F-Type é agora mais imponente e puro, além de diferenciar claramente cada modelo com os para-choques dianteiros específicos. Em complemento, os faróis full-LED aumentam consideravelmente a atração visual e contribuem para melhorar a segurança e conforto do condutor: “Para desenhar um desportivo excecional temos que nos concentrar nas proporções e pureza de linhas. O maior desafio enfrentado pelos designers durante o processo consiste em proporcionar um perfil atraente que prometa performance elevada. No desenvolvimento do F-Type MY18, esforçámos-nos por aperfeiçoar os detalhes mais relevantes para realçar adicionalmente o objetivo do design geral aos olhos do condutor, dos passageiros e de qualquer pessoa que contemple o veículo.” Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

Para comemorar a chegada da nova família F-Type, a Jaguar desenvolveu a edição exclusiva de lançamento denominada 400 Sport, que será comercializada em todo o mundo mas apenas no 18MY. A potência de 400 cv do motor 3.0 V6 Supercharged da nova versão é complementada com um chassis melhorado que inclui o sistema de travagem Super Performance, o Sistema Dinâmico Configurável e jantes de 20 polegadas com acabamento exclusivo em Dark Satin Grey.

A versão R-Dynamic é incorporada como novidade à gama principal. Esta versão encontra-se disponível com os motores V6 Supercharged de 340 cv e 380 cv, aumentando as opções para os clientes. Em ambos os casos são disponibilizados elementos característicos como os designs das jantes em liga leve de 19 e 20 polegadas, e as grelhas dianteiras em Gloss Black.

À gama abrangente de sistemas de assistência do F-TYPE concebidos para o condutor foi agora adicionada uma função de estacionamento semi automático concebida para manobras de estacionamento paralelo mais rápidas e fáceis, mesmo nos lugares mais apertados. Ao passar em frente de um possível lugar de estacionamento disponível, os sensores ultra sónicos do veículo calculam as suas dimensões. Se o espaço for apropriado, o sistema encarrega-se de todos os movimentos do volante: o condutor apenas tem que premir um botão, selecionar a marcha atrás e controlar o acelerador e o travão. O sistema pode também conduzir o veículo para sair do lugar de estacionamento.

A nova gama F-TYPE será incorporada nos seguintes modelos: F-TYPE Coupé e Convertible, 3.0 V6 de 340 CV; Automático com tração traseira / manual com tração traseira; 3.0 V6 de 380 CV; Automático com tração traseira ou tração integral / manual com tração traseira; F-TYPE R-Dynamic Coupé e Convertible; 3.0 V6 de 340 CV; Automático com tração traseira / manual com tração traseira; 3.0 V6 de 380 CV; Automático com tração traseira ou tração integral / manual com tração traseira; F-TYPE 400 SPORT Coupé e Convertible:
3.0 V6 de 400 CV; Automático com tração traseira ou tração integral; F-TYPE R Coupé e Convertible; 5.0 V8 de 550 CV; Automático com tração integral; F-TYPE SVR Coupé e Convertible; 5.0 V8 de 575 CV; Automático com tração integral.

José Luís Abreu/AutoSport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.