Jean-Eric Vergne é o novo Campeão da Fórmula E

15/07/2018

Lucas di Grassi, piloto da Audi, venceu a primeira corrida do ePrix de Nova Iorque, com Jean-Eric Vergne a assegurar já hoje o título de campeão, isto apesar de ter partido da cauda da grelha.

Para Lucas di Grassi esta é a sua oitava vitória da carreira na Fórmula E, tornando-se hoje no segundo piloto mais vitorioso. O seu companheiro de equipa, Daniel Abt foi segundo, na frente de Sébastien Buémi, que fechou o pódio, depois de arrancar da pole. Mitch Evans, que também arrancou da primeira linha da grelha de partida, desistiu cedo, com problemas na transmissão do seu monolugar.

Tom Dilmann foi 4º e assegurou aqui o seu melhor resultado na Fórmula E. António Félix da Costa foi 11º, terminando à beira dos pontos.
Com este resultado, Vergne soma agora 173 pontos, contra os 142 de Sam Bird, o que significa que com 31 pontos de diferença e 29 ainda em jogo o título está decidido.

Contudo, ainda pode haver mudanças no segundo lugar, já que com o triunfo de hoje, Lucas di Grassi soma agora 126, ficou a 16 pontos de Bird, e a margem está na janela de possibilidades para a questão da luta pelo segundo lugar do campeonato.

Na corrida, Abt chegou à liderança até aí ocupado por Buémi na quinta volta, com di Grassi a acompanhá-lo a meio da corrida. Apesar de ter partido da 18ª posição, em virtude de ter sido desqualificação da sessão que ordena a grelha de partida, partindo de 18º, Vergne passou Bird na volta 15, e chegou até ao quinto lugar. Com Bird a terminar em nono, terminou também a luta pelo título.

Alex Lynn bateu forte, o que levou à entrada de Bruno Correia, o piloto do safety car, em pista, com a corrida a recomeçar apenas a quatro minutos do tempo limite. António Félix da Costa partiu da 12ª posição, ganhou e perdeu posições durante a corrida, terminando em 11º.

José Luis Abreu/Autosport