Oriundo do karting e ainda sem carta de condução, Mariano Pires, assistido pela Velososo Motorsport, referiu que “este foi um dia de aprendizagem” e que o objetivo era acabar a manhã com o melhor resultado possível, sem arriscar muito. “Ainda assim, fiz o 6º tempo à geral, depois de bater na lateral e perder alguns segundos. Podia ser melhor, mas estou confiante para amanhã”, assegurou.
Também com sensações positivas ficou Francisco Marrão. Assistido pela Speedy Motorsport, o piloto quis exprimir a sua “enorme satisfação” com esta primeira experiência competitiva aos comandos do Kia Picanto GT Cup. Assegura, no entanto, que tanto ele, como o carro, “têm mais para dar”. Por isso, a concorrência que se cuide, deixa em tom de brincadeira:
“As condições que se fizeram sentir hoje não eram fáceis e eu, particularmente, sofro bastante quando o piso se encontra molhado. Sou um adepto do tempo bom. Quando a pista começou a secar, os tempos começaram a secar. Com 30 minutos de carro, já estar com 2m55… Terminei no 7º posto, mas para mim é como se tivesse concluído a prova no primeiro lugar. Está aqui um grupo espetacular, algo que disse desde o início, no talento e moldura humana. Claro que ficar a sete segundos do Manuel Gião, em competição, é uma eternidade. Mas se virmos o tempo, as horas que passei com o carro e a experiência dele, estou muito contente com o que está a acontecer”.
De regresso à competição e com assistência própria, fazendo as vezes de piloto… e mecânico, Francisco Esperto, piloto que conta com o apoio do concessionário Kia “Autoavenida”, salientou o “grande ambiente” que se vive no campeonato. O oitavo tempo da geral chamou novamente à tona a velha máxima de que “velhos são os trapos”, até porque a chama competitiva se mantém inalterada. “O meu regresso está a ser fabuloso. Não sabia que esta família Kia era uma família tão divertida e tão dedicada ao trabalho, porque, lá está, são divertidos quando é para a brincadeira e quando é para trabalhar são muito competentes. Penso que estamos todos de parabéns e agora resta-me andar mais com o carro para me adaptar às suas características. Eu tenho um grande problema que é ter-me habituado a travar com o pé esquerdo, o que no Picanto não é o ideal. O segredo é manter a rotação um bocadinho mais elevada”, assegura. “Prefiro travar mais cedo e acelerar mais cedo, e é isso o que pretendo fazer amanhã”.
Estreia absoluta no automobilismo, o YouTuber do Caronline.TV, Hugo Marcos, surpreendeu ao marcar o 9º tempo, elogiando “o comportamento” e “facilidade de condução” do Picanto, ao passo que Nuno Caetano está “convencido com as sensações produzidas” pela viatura desenvolvida pela Kia Portugal, em parceria com a CRM Motorsport e restantes parceiros.A separá-los esteve João Santos, apoiado pelo concessionário Kia “Corvauto” e ainda em período de adaptação ao Picanto GT Cup, que revelou ter tido uma toada “cautelosa ao início” antes de arriscar “um pouco mais” para perceber o comportamento do carro.
Já para Piero Dal Maso e Leonor Espinhal, este foi um dia de descobertas. “Foi a primeira vez que conduzi o carro e estive na rampa, mas gostei muito — o Kia Picanto GT Cup é de facto muito divertido de conduzir”, referiu o piloto, que na corrida de amanhã irá ceder o lugar ao filho Guilherme, de 16 anos.
Apoiada pelo concessionário Kia “Univex”, Leonor Espinhal aproveitou este primeiro dia de competição para conhecer melhor o carro e o traçado. “Há ali umas partes que ainda preciso de decorar melhor. Estive à procura de arranjar pontos de referência e hoje apenas subi o banco para me sentir mais confortável no Picanto. Quero sobretudo divertir-me e não estragar o carro”, concluiu.
APOSTA GANHA
Para o diretor-geral da Kia Portugal, o resultado “fabuloso” de Henrique van Uden valida a aposta da marca em projetos como o Kia Picanto GT Cup e o Kia Racing Opportunity:
Parceiro da Kia Portugal no desenvolvimento do Picanto GT Cup e do Troféu com o mesmo nome, o CEO da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães, salientou o espírito festivo que se viveu neste primeiro dia de competição na Rampa da Falperra, prova pontuável para o Campeonato Europeu de Montanha e que voltou a contar com a presença de muito público na estrada.“Não podíamos ter tido um arranque melhor do campeonato. Apesar da instabilidade das condições climatéricas, todos os pilotos, sem exceção, do Kia Picanto GT Cup, demonstraram uma maturidade incrível na forma como adaptaram o seu estilo de condução ao estado do piso. Deixa-me particularmente orgulhoso constatar a relação salutar que já existe entre todos os concorrentes, visível também aos olhos do muito público que fez questão de nos visitar no Village Kia Picanto GT Cup, e ainda a diversidade do plantel”. Os mais jovens e a Organização da Rampa da Falperra também não foram esquecidos: “Não podia deixar de dar os parabéns ao Henrique e ao Manel pelo andamento evidenciado; deixar uma palavra de apreço para o Mariano Pires, vencedor da categoria Júnior e sexto classificado à geral, que nunca perdeu a confiança nas suas capacidades, apesar de dois sustos nos treinos; incentivar a Leonor Espinhal, que se portou lindamente e não cometeu um único erro na sua estreia com o Picanto; e de agradecer pessoalmente à organização encabeçada pelo Clube Automóvel do Minho pela forma como nos recebeu. Amanhã será certamente um dia marcada por novas e emocionantes disputas, algo que começa a confundir-se com esta competição”.
Programa Rampa da Falperra, Domingo, 13 de Maio:
08h00 – Treinos Livres
9h30 – Subida Oficial 2
11h30 – Subida Oficial 3