Kia Picanto GT Cup: A estreia em circuito

Do desafio da Falperra para as emoções de Vila Real, o Kia Picanto GT Cup estreia-se no próximo fim-de-semana nos circuitos, para a segunda prova do mais recente Troféu monomarca da Velocidade Nacional.

Entre os dias 22 e 24 de junho, o carro desenvolvido pela Kia Portugal, em conjunto com a CRM Motorsport e o indispensável auxílio dos parceiros, será uma das grandes figuras do Vila Real Racing Weekend, integrando, desta forma, o cartaz do Campeonato de Portugal de Velocidade e da Taça Mundial de Carros de Turismo (WTCR).

Para João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, “a visibilidade acrescida, derivada da presença num evento de renome mundial, em conjunto com o estímulo provocado pelo traçado singular da pista citadina, fazem com que esta segunda prova do Kia Picanto GT Cup esteja a ser encarada com grande entusiasmo pelos nossos pilotos. Mas também por novos elementos que já confirmaram a sua presença”, revela.

“São os casos de Rui Meireles e Tiago Ribeiro, pilotos locais que, agradados com a filosofia do Troféu e o desempenho do Kia Picanto GT Cup, cedo nos contactaram sobre a possibilidade de virem a alugar um carro para Vila Real. Mas também de Tiago Teixeira e Henrique Nogueira, dois jovens oriundos do karting e do todo-o-terreno que integrarão a categoria Júnior, tendo escolhido o Kia Picanto GT Cup para darem os primeiros passos na Velocidade”, desvenda o responsável da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães.

“Perfazendo a maior lista de inscritos até à data, estes nomes juntam-se aos dois convidados da Kia Portugal, Rui Santos e Duarte Aguiar, e a Nuno Madeira e Manuel de Moura Teixeira, que dividirão respetivamente os seus carros com Filipe Serra e Francisco Marrão. Assim, teremos em Vila Real oito novos pilotos a integrarem a família Kia Picanto GT Cup e a descobrirem a magia de um carro pequeno, mas atrevido”, completa.

Interesse crescente

Face à Rampa da Falperra, o número de ‘Picantos’ presentes em prova nesta segunda ronda da competição sobe assim de 13 para 15 unidades, tal como o número de participantes, cifrado em 21 pilotos. Condimentos que deixam antever duas grandes corridas e múltiplas trocas de posições, até pela natureza do repto que se inicia no próximo fim-de-semana.

Além das características da pista, repleta de zonas sinuosas e curvas estreitas de elevado cariz técnico, há que contar com a presença, em simultâneo, dos concorrentes, que assim irão dividir o mesmo espaço — algo que ainda não tinha sucedido na edição em curso do Kia Picanto GT Cup.

“Depois da estreia nas rampas e nos ralis, por intermédio do kit desenvolvido para a modalidade, cuja performance foi comprovada com o triunfo da dupla Francisco Esperto/Fernando Miguel na categoria RC5 do último Rali Vidreiro Centro de Portugal, os pilotos e adeptos do Kia Picanto GT Cup irão conhecer em Vila Real uma nova faceta do Troféu, com a primeira presença das viaturas num circuito”, destaca João Seabra.

“Enquadrada no calendário internacional do WTCR e com a garantia de transmissão televisiva das corridas do Kia Picanto GT Cup a nível nacional, esta segunda prova do campeonato reúne, deste modo, um interesse especial para todos os envolvidos, em particular porque o Troféu terá a companhia do fervoroso público de Vila Real — conhecido mundialmente pela forma como apoia o desporto motorizado e as corridas no município. Será, também por isso, um evento para desfrutar”, conclui.

A fazer companhia aos habituais pilotos do Troféu estará o atual Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos. Aceitando o convite da Kia Portugal para tripular o Kia Picanto GT Cup nº 7, dividindo-o com Duarte Aguiar, Gestor de Rede de Vendas e Marketing da marca, o autarca irá, deste modo, conhecer por dentro a mais recente competição monomarca do automobilismo nacional e viver, de perto, as emoções do emblemático circuito.

“Sendo um entusiasta das corridas de automóveis e do Circuito de Vila Real, este era um convite que simplesmente não podia recusar. Quero agradecer à Kia Portugal e ao seu diretor-geral, João Seabra, a gentileza e responsabilidade que me foram confiadas, na certeza de que parto para esta experiência com a modesta ambição de apenas querer divertir-me. A julgar pelo que já me contaram, o Kia Picanto GT Cup é o carro ideal para cumprir com sucesso esse objetivo!”

Lista de Inscritos Kia Picanto GT Cup — Vila Real Racing Weekend

Nº Concorrente Piloto 1 Classe Piloto 2 Classe
1 7 Rui Santos Rui Santos Guest Duarte Aguiar
2 8 Henrique Nogueira Henrique Nogueira Júnior Tiago Teixeira Júnior
3 9 Francisco Esperto Francisco Esperto PRO
4 13 Francisco Marrão Francisco Marrão PRO Manuel de Moura Teixeira PRO
5 15 João Santos João Santos PRO
6 18 Hugo Marcos Hugo Marcos PRO
7 27 José Supico José Supico PRO
8 31 Duarte Botelho Duarte Botelho PRO
9 33 Mariano Pires Mariano Pires Júnior
10 44 Rui Meireles Rui Meireles PRO Tiago Ribeiro
11 55 Nuno Caetano Nuno Caetano PRO
12 77 Henrique van Uden Henrique van Uden PRO Rui Silva Júnior
13 95 Leonor Espinhal Leonor Espinhal Júnior
14 99 Hugo Araújo Hugo Araújo PRO
15 577 Filipe Serra Filipe Serra PRO Nuno Madeira PRO

Programa Kia Picanto GT Cup — Vila Real Racing Weekend

Sexta-Feira, 22 Junho
11h55-12h25: Treinos Livres
17h00-17h30: Qualificação

Sábado, 23 de Junho
10h-10h25: Corrida 1

Domingo, 24 de Junho
14h40-15h05: Corrida 2