Le Mans: Os favoritos de Filipe Albuquerque

11/06/2018

Além de ser um dos melhores pilotos do mundo, Filipe Albuquerque é também um profundo conhecedor do universo onde compete. Desafiamos o piloto de Coimbra a dar-nos uma opinião sobre os principais favoritos à vitória em Le Mans. Eis a resposta:

“Em LMP1, a Toyota está numa posição confortável. Para mim só podem perder a corrida, pois se ganharem, o mérito não será grande. Mas, se perderem, não será nada positivo para eles. A Audi também já esteve nessa posição e a Toyota continua a fazer questão de se manter e de ganhar. Há equipas privadas que têm projetos interessantes, mas do que se tem visto não parecem ter condições para acabar a corrida. Em Spa tivemos carros que levantaram voo e até tive um piloto que me confidenciou que manteve uma distância de segurança para garantir que isso não acontecesse. Para a Ginetta é também a primeira corrida e tenho dúvidas que possam acabar a prova. A Rebellion é o único projeto que me parece sólido o suficiente para lutar pelos lugares da frente, enquanto os outros me parecem apenas projetos engraçados, para já”, assumiu.

Na categoria onde compete, Filipe antevê uma luta renhida onde obviamente se inclui, dadas as boas indicações obtidas no teste:

“Em LMP2 temos vários candidatos. O nosso carro tem um bom equilíbrio. Temos bons pilotos, uma boa equipa e acho que podemos fazer um bom resultado. O meu objetivo principal é subir ao pódio e depois ver durante a corrida se dá para mais”, garantiu.

Em GT, outra categoria onde reina o equilíbrio, Albuquerque defende que o BoP terá um papel preponderante e aproveitou para partilhar um desejo:

“Nos GT estamos ainda um pouco perdidos por causa da questão do BoP e só vamos ver os verdadeiros andamentos depois da primeira hora de corrida. Nos AM, o Pedro Lamy tem uma boa equipa, o Dalla Lana anda muito bem entre os amadores por isso espero que ganhe outra vez”, concluiu.

Fábio Mendes/Turbo