Lewis Hamilton liderou primeiro dia de testes da F1 em Barcelona

Lewis Hamilton concluiu o primeiro dia de testes de pré-temporada de F1 em Barcelona com o melhor tempo. O piloto britânico guiou o Mercedes W08 na parte da tarde da sessão, e mesmo apesar de uma ligeira saída de pista, realizou a melhor marca (1m21,765s), utilizando pneus macios da Pirelli, batendo o registo da ‘pole-position’ do GP de Espanha do ano passado.

Sebastian Vettel, que fora o mais rápido na sessão matinal, terminou a uma décima de Hamilton, mas utilizando pneus médios no Ferrari SF70H. O alemão foi o que mais rodou, totalizando 126 voltas. No entanto no conjunto das equipas foi a Mercedes que levou a melhor, pois Hamilton efetuou 73 voltas, enquanto Valtteri Bottas perfez 79, num total de 152 voltas, ambos colocando à prova a famosa ‘T-wing’ do carro prateado.

A McLaren-Honda e a Red Bull tiveram uma tarde bem melhor, depois dos problemas experimentados de manhã. Fernando Alonso que só tinha realizado uma volta devido a problemas com uma fuga de óleo, conseguiu efetuar quase 30 voltas, enquanto Daniel Ricciardo, a contas com uma avaria nos sensores e na bateria completou quase meia centena de voltas. O australiano utilizou pneus macios e foi o quinto mais rápido do dia.

Felipe Massa – com pneus macios no Williams – chegou a estar no topo da tabela de tempos antes de Hamilton e Vettel melhorarem as suas marcas, conseguindo ainda assim o terceiro tempo, com uma diferença considerável para Kevin Magnussen no Haas. Já Sergio Pérez desceu na tabela de tempos na sessão da tarde, uma vez que o seu Force India teve problemas de escape e teve de parar perto do final do programa previsto. Na Toro Rosso Carlos Sainz Jr efetuou o seu melhor tempo com pneus médios e foi o oitavo melhor, à frente de Nico Hulkenberg, que também teve pneus médios montados no seu Renault.

Nuno Barreto Costa/Autosport