“Antes de partir para a última etapa, não tinha muita esperança de conseguir passar o Alén. Estava a 11 segundos do Markku” começou por dizer Hannu Mikkola. “Mas todos sabíamos que o Escort era menos rápido que o Fiat em asfalto. Lembro-me que, ao início da noite, quando saí do quarto do Hotel Estoril Sol e enquanto descia no elevador, entrou o chefe da Fiat, Daniele Audetto, que me disse: “Esta noite, vamos aniquilar a Ford!”. Eu sorri e disse: “Ok!” A etapa começou e foi a luta intensa que todos sabemos. À medida que o fim se aproximava, e à semelhança do que a Fiat fez, nós íamos tirando todas as peças dispensáveis do Escort, para o tornar mais leve. A única vez que estive à frente do Markku foi precisamente antes do último troço, em Sintra. Foi muito frustrante o que aconteceu depois. Ainda hoje não sei o que estava na parte interior da curva e não sei em que bati. Certo é que furei e,
infelizmente, não pude lutar por uma vitória que, confesso, quando iniciei aquela última passagem em Sintra, achei que estava no bolso”, recordou Mikkola.
Quanto a Markku Alén: “Antes de partir para o último troço, a equipa havia tirado tudo o que não fazia falta, para reduzir o peso do carro. Pneu sobressalente, peças desnecessárias, e até a gasolina foi reduzida para a quantidade estritamente necessária para fazer o troço. Penso que quando cheguei ao final, não devia ter uma única gota no depósito! Eu queria ganhar e era nisso que pensava, com a máxima concentração. Tínhamos estado durante quatro rondas a lutar pela vitória; ora ganhava alguns segundos, ora perdia e assim chegámos ao último troço que, para mim, se tornou uma espécie de casino: ou ganhava ou perdia. E para ganhar, só havia uma maneira: fazer o troço de Sintra completamente a fundo. Arrisquei tudo e ganhei. Ao fim de cinco dias de prova estava exausto. Lembro-me de ir, depois, com a equipa ao English Bar em Cascais e, após o jantar estava tão cansado que adormeci com a cabeça apoiada nos braços. Era a época dos ralis sem direção assistida…” recordou Markku Alén.