McLaren: Troca de motor pode estar iminente

26/03/2017

O rumor que corre agora no paddock da F1 diz que a McLaren vai passar rapidamente a utilizar motores Mercedes, com a Honda a refugiar-se na Sauber, enquanto desenvolve a sua unidade motriz. O timing desta operação é desconhecido, bem como se realmente se irá efetivar.

Eric Boullier e Yusuke Hasegawa mantêm-se confiantes na continuação da ligação entre a McLaren e a Honda, mas os rumores referem que o ‘divórcio’ pode estar iminente e estranho seria se ambos dissessem outra coisa qualquer….

Como se sabe, a Mercedes tinha previsto motorizações para a Manor, que não está, logicamente a utilizar, e essas estão disponíveis, caso o negócio vá em frente rapidamente. Quanto aos rumores, Boullier disse o óbvio: “Rumores são rumores, e foi a nossa performance durante os testes que levou a que surgissem, mas não existe procura por um novo fornecedor, mas como é óbvio estamos a ver todas as opções pois não estamos na posição que esperávamos. As coisas não estão a correr bem com a Honda mas estamos a trabalhar com eles…”

Enquanto isso, Yasuke Hasegawa diz o mesmo: “Rumores são rumores. Mas é verdade que depois dos testes de inverno estamos a sofrer grande pressão da equipa e dos pilotos, mas estamos a tentar melhorar. Tivemos conversas com uma segunda equipa mas nada está decidido”, disse.

Sem saber se efetivamente as conversas existem e se está em cima da mesa mudar já, mas a verdade é que há várias situações a resolver. Por exemplo, como poderia o chassis da McLaren receber a unidade motriz da Mercedes com facilidade, como se ‘arrumaria’. E se for necessária adaptação, com que rapidez isso seria possível? Resta aguardar, mas apesar de ser um rumor, a única certeza que temos é que a McLaren não vai esperar muito mais tempo pela Honda, mas a todos parece mais lógico que o ‘divórcio’ se dê apenas no final do ano…

José Luis Abreu/Autosport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.