Mercedes-AMG: A ‘ternura’ do 50º aniversário

13/01/2017

A Mercedes-AMG celebra este ano o seu 50º aniversário. Sob o tema “50 Years of Driving Performance”, a marca de veículos desportivos assinala a ocasião através do alargamento da família de modelos desportivos AMG GT com o novo Mercedes-AMG GT C.

Desta forma, o AMG GT C Roadster será agora acompanhado por uma versão Coupé da mesma linha de modelo. Posicionado entre o AMG GT S e o AMG GT R, o novo modelo estará disponível em exclusivo como um modelo de edição especial sob o nome Edition 50. Ao mesmo tempo, o Mercedes-AMG GT e o AMG GT S foram visual e tecnologicamente aperfeiçoados e os seus motores são agora ainda mais potentes.

Os novos modelos são identificáveis pela distintiva grelha AMG Panamericana, que é agora partilhada por todos os modelos AMG GT. Salientando a herança do desporto automóvel, a grelha é caracterizada por 15 barras verticais cromadas que transmitem o visual do mais recente veículo de competição Mercedes-AMG GT3. O novo para-choques dianteiro realça a largura do veículo e confere um visual de grande estabilidade em estrada. As entradas de ar de grandes dimensões nas extremidades do para-choques asseguram o fornecimento do ar de arrefecimento ao motor. Todas as versões AMG GT possuem agora uma característica tecnológica especial do quantidade de ar de arrefecimento, as lamelas verticais na secção inferior do para-choques dianteiro podem ser abertas e fechadas por um motor elétrico em cerca de um segundo.

Durante a condução normal, sem o aumento das necessidades de arrefecimento, as lamelas permanecem fechadas por forma a reduzir o atrito aerodinâmico e orientam o ar para a parte inferior da carroçaria. Isto permite melhorar a eficiência aerodinâmica dos veículos. As lâminas só abrem quando certos componentes atingem determinadas temperaturas e as necessidades de arrefecimento se tornam elevadas, para permitir a passagem do máximo caudal de ar de arrefecimento para os permutadores de calor.
Como parte desta nova medida de design, o permutador de arrefecimento do óleo do motor em todos os modelos AMG GT foi deslocado da zona dianteira para as cavas das rodas. Por outro lado, o radiador principal continua instalado na dianteira.

Novas versões de potência: o motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo

A Mercedes-AMG reestruturou a gama das versões de potência/binário do motor de 4.0 litros V8 biturbo. A versão de entrada do AMG GT debita agora uma potência de 350 kW (476 CV), ou seja, mais 10 kW (14 CV) do que o modelo anterior. Além disso, com 630 Nm, a versão básica do motor de oito cilindros produz agora mais 30 Nm de binário máximo, permitindo desta forma uma força de tração superior. Os mesmos valores serão aplicados ao GT Roadster a partir do seu lançamento de mercado.
A potência do GT S foi aumentada em 9 kW (12 CV) para 384 kW (522 CV) e foi acompanhada por um aumento do binário máximo de 20 Nm para 670 Nm.  O próximo nível é marcado pelas versões C do Coupé e do Roadster com 410 kW (557 CV) e 680 Nm de binário máximo. O topo de gama é o AMG GT R com 430 kW (585 CV) e 700 Nm de binário.

Dinâmica de condução aperfeiçoada: o novo AMG GT C

Tal como o Roadster revelado em Paris, o novo AMG GT C também impressiona com uma dinâmica de condução ainda mais aperfeiçoada, graças às várias soluções tecnológicas do Mercedes-AMG GT R. O novo veículo será lançado como um modelo de edição especial sob o nome Edition 50. Tal com o AMG GT R, o novo membro da família é distinguido pela sua traseira larga e musculada e também pelas rodas de grandes dimensões. Outras características tecnológicas incluem a via traseira mais larga e a direção ativa do eixo traseiro.

Os novos painéis laterais traseiros tornam o AMG GT C mais largo em cerca de 57 milímetros comparativamente ao AMG GT e ao AMG GT S, ficando exatamente com a mesma dimensão do AMG GT R. O visual musculado cria espaço para jantes mais largas e uma maior largura da via. Ambas as medidas permitem uma maior tração e velocidades superiores em curva. O para-choques traseiro igualmente mais largo do AMG GT C melhora o fluxo de ar na traseira do veículo. Em comum com o AMG GT e com o AMG GT S, a asa traseira está integrada na tampa do compartimento de bagagens e é elevada ou recolhida eletricamente a determinadas velocidades do veículo, em função do programa de condução selecionado.

Adotada do desporto automóvel: a suspensão desportiva AMG

A suspensão desportiva AMG confirma igualmente a herança do desporto automóvel da família AMG GT. Os triângulos da suspensão, as rótulas da direção e os cubos das rodas nos eixos dianteiro e traseiro, são fabricados totalmente em alumínio fundido para reduzir as massas não amortecidas. Além disso, as rodas são controladas pelos duplos triângulos da suspensão. O ângulo de sopé e a estabilidade do eixo resultantes permitem ao condutor sentir com elevada precisão, e de forma ideal, a aderência à estrada até aos derradeiros limites e também efetuar curvas a maiores velocidades.

No AMG GT C, a suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL é combinada com o sistema de amortecimento adaptativo ajustável. O sistema de controlo eletrónico adapta automaticamente as características de amortecimento em cada roda às condições atuais de condução, de velocidade e da estrada.

Maior agilidade: direção ativa do eixo traseiro adotada do AMG GT R

O novo Mercedes-AMG GT C responde de forma ainda mais sensível graças à direção ativa do eixo traseiro equipada de série, que foi estreada no Mercedes-AMG GT R e é também um equipamento de série no GT C Roadster. Para o AMG GT S, este equipamento está disponível como opção em combinação com o Pack AMG DYNAMIC PLUS. O sistema permite uma combinação ainda melhor entre agilidade e estabilidade – características de comportamento que normalmente são opostas entre si.

Até à velocidade de 100 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras. O AMG GT C permite realizar curvas com uma agilidade significativamente superior e proporciona um prazer de condução ainda maior aliado a um menor esforço aplicado à direção. Na condução do dia-a-dia, o condutor também beneficia de um menor diâmetro de viragem como, por exemplo, durante a realização de manobras ou durante o estacionamento do veículo.

Quando a velocidade do AMG GT C exceder os 100 km/h, o sistema direciona as rodas traseiras para o mesmo lado das rodas dianteiras, melhorando desta forma a estabilidade do veículo. Ao mesmo tempo, a força lateral nas rodas traseiras aumenta mais rapidamente durante as mudanças de direção, tornando também mais rápida a resposta às intervenções na direção. O condutor também nota que o veículo proporciona uma elevada aderência e estabilidade no eixo traseiro em situações de rápida mudança de direção, sem a normal tendência à sobreviragem.

Equipamento de série: diferencial do eixo traseiro

Tal como no AMG GT S e no AMG GT R, o AMG GT C está equipado de série com um diferencial no eixo traseiro de controlo eletrónico, que está integrado caixa de transmissão. O seu controlo rigoroso e rápido permite aumentar os limites físicos da dinâmica do veículo para um novo patamar. Além de melhorar a aderência das rodas de tração, permite também um aumento da velocidade crítica em curva.

Pack de equipamento exclusivo: AMG GT C Edition 50

O novo AMG GT C será lançado como um modelo de edição especial sob o nome Edition 50 para assinalar o ano da fundação da empresa, em 1967, e celebrar o seu quinquagésimo aniversário. O Edition 50 estará disponível em duas cores exclusivas de pintura: designo graphite grey magno e designo cashmere white magno. Por forma a ser obtido um visual exterior distintivo, o modelo será equipado com aplicações cromadas de cor preto nas saias laterais, no repartidor dianteiro, nos frisos de revestimento das entradas de ar da grelha Panamericana, nas aletas das asas dianteiras nas saídas de ar laterais, no difusor traseiro e nas ponteiras dos tubos de escape. A superfície das jantes forjadas AMG de raios cruzados foi harmonizada com elementos cromados de cor preto aplicados ao exterior do veículo.

O interior é marcado por um contraste entre preto e prata. O esquema de cores é seguido não só pelo revestimento em pele comfort exclusiva STYLE em pérola prata/preto com pespontos contrastantes em padrão diamante, mas também pelo volante AMG Performance de cor preto, revestido em microfibra DINAMICA e pespontos contrastantes de cor cinza, inscrição “Edition” no elemento de revestimento do volante e uma marca na cor pérola prata, localizada na posição das 12 horas.  Para salientar o carácter desportivo, o modelo Edition 50 está equipado de série com o Pack AMG Interior Night, que é caracterizado pelos raios do volante, patilhas de mudanças e painéis das embaladeiras na cor preto. A combinação entre tons claros e escuros é ainda mais acentuada pelos cintos de segurança prateados e o revestimento cromado preto. Os apoios de cabeça do banco AMG Performance possuem o logótipo “GT Edition 50” em relevo.

Novas opções para o AMG GT e AMG GT S

Além de um aperfeiçoamento tecnológico graças à aerodinâmica ativa, à maior potência e à direção ativa do eixo traseiro, o aperfeiçoamento da família de modelos AMG GT também inclui a adição de vários equipamentos. No futuro estará disponível um conjunto de novos equipamentos opcionais. Os novos packs de equipamento incluem o pack exterior AMG DYNAMIC PLUS cromado com revestimento de alto brilho e o pack, que agora também está disponível para o AMG GT.

O pack AMG Interior Night, um equipamento de série no AMG GT R, também está agora disponível como opção para os restantes Coupés da família AMG GT. Este pack inclui o volante AMG Performance em microfibra DINAMICA com raios e patilhas de mudanças na cor preto de alto brilho. A travessa no compartimento de bagagens e os encostos dos bancos opcionais AMG Performance também possuem revestimento em preto de alto brilho. O pack é complementado pelos painéis das embaladeiras em aço inoxidável na cor preto, opcionalmente iluminados na cor branco e com inscrição AMG.

A herança do desporto automóvel é ainda visualmente acentuada pelo pack exterior AMG de carbono, que utiliza a fibra de carbono de elevada qualidade de acabamento no repartidor dianteiro, nas aletas laterais das saídas de ar nas asas dianteiras, nos alojamentos dos espelhos exteriores, nas aplicações das saias laterais (apenas AMG GT C) e no difusor traseiro.

Mais equipamento personalizado

Os novos itens de equipamento para o AMG GT e o AMG GT S também significam um maior aperfeiçoamento dos modelos desportivos. Em combinação com o pack AMG DYNAMIC PLUS, por exemplo, também é possível encomendar a direção ativa traseira para o AMG GT S. Os novos itens de equipamento também incluem as jantes de liga leve com pneus de várias medidas, como as jantes de 5 raios duplos de 48.3/50.8 cm (19/20 polegadas), pintadas em cinza titânio de alto brilho, com pneus 265/35 R 19 em jantes 9 J x 19 ET61 no eixo dianteiro e pneus 295/30 R 20 em jantes 11 J x 20 ET68 no eixo traseiro, ou as jantes de 5 raios duplos de 48.3/50.8 cm (19/20 polegadas), pintadas em preto mate de alto brilho, com pneus 265/35 R 19 em jantes 9 J x 19 ET61 no eixo dianteiro e pneus 295/30 R 20 em jantes 11 J x 20 ET68 no eixo traseiro (ambas disponíveis a partir do terceiro trimestre de 2017).

O novo revestimento opcional em pele comfort Exclusive STYLE na cor bege macchiato com padrão diamante, também está agora disponível para proporcionar um visual e uma sensação única de elevada qualidade ao AMG GT e ao AMG GT S. O conforto em condições de elevada temperatura ambiente é acentuado pelo opcional sistema de controlo da climatização dos bancos AMG Performance.

Pack AMG Track Pace para utilização na pista

A nova função AMG Track Pace está disponível como opção para toda a família de modelos AMG GT. Transforma o smartphone num engenheiro pessoal de corrida. Os clientes poderão utilizar a app para analisar e melhorar o seu estilo de condução na pista e também para partilhar com outros condutores de modelos AMG, através das redes sociais Facebook, YouTube ou AMG Private Lounge.

A app para Apple iPhone® é ligada aos modelos AMG GT através de WiFi. O veículo envia um conjunto de dados à app em tempo real, como, por exemplo, a velocidade, a mudança engrenada, o ângulo da direção, o tempo, a posição e a aceleração. Os tempos por volta ou por setor nas pistas podem ser gravados. Para esta finalidade foram armazenados na app vários perfis de pista. Os condutores também podem registar e gravar pistas adicionais. Além disso, a câmara do Apple iPhone regista a prestação em pista e o condutor recebe, desta forma, um vídeo interativo da sua corrida com todos os dados da telemetria sobrepostos.

José Luis Abreu/AutoSport