Montalegre: Uma má notícia pode trazer várias boas

06/12/2018

Diz o ditado que quando se fecha uma porta, abre-se uma janela. Ora no caso de Montalegre a porta fechou-se com estrondo, mas talvez tenha permitido a abertura de uma porta muito maior. A notícia da saída do WRX de Montalegre apanhou os responsáveis de surpresa, pois até há pouco tempo o feedback da promotora e a da FIA eram positivos. Mas agora o futuro pode ser bem mais risonho.

Hoje, com o calendário oficial já aprovado pela FIA, ficamos a saber que o Calendário que no ano passado era de 12 provas, passou para 10, com a justificação da redução de custos para a diminuição do número de jornadas. O campeonato atravessa uma fase difícil, com várias marcas e equipas a saírem de cena, o que deixará o promotor com uma situação complicada em mãos.

Para Montalegre é a confirmação de que a prova não estará presente em 2019, algo que já era expectável. Mas a esperança ainda não morreu e as negociações continuam com a IMG e além disso, surge uma nova oportunidade com vários meios de comunicação a avançarem com a presença do Global Rallycross na pista de Montalegre já no próximo ano. O AutoSport falou com o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves que não confirmou a vinda da competição, mas que afirmou que as negociações estão a decorrer de forma favorável:

“Não há absolutamente nada em concreto para já. Anda por aí muita confusão, mas para já não há nada em concreto e nós estamos inclusive a trabalhar com a IMG ,com quem irei ter uma reunião no dia 17. Estamos a trabalhar em várias soluções para Montalegre, e também tivemos contactos com o promotor do Global Ralycross, mas o calendário ainda não saiu pelo que não temos ainda nada definido. No entanto, há boas perspectivas, mais num caso do que no outro, porque com a IMG ainda não falamos. Amanhã vou ter uma reunião com o promotor de um campeonato de Drift, em que espero poder chegar a acordo com eles. Montalegre tem um investimento muito grande na sua pista, que não pode estar parado. Não temos problemas em trabalhar com quem quer que seja, queremos é rentabilizar a nossa pista. “

“Já tivemos várias reuniões com o promotor do Global Ralycross, negociações essas que estarão bem encaminhadas, mas não posso avançar nada em concreto. Em relação à IMG, temos a esperança que ponham a mão na consciência, uma vez que foram injustos connosco e que nos possam dar motivos para sonhar com um regresso da competição a partir de 2020. Estamos também a falar com a Federação Galega, que quer operar em Montalegre, mas que está a ter a resistência da Real Federação Espanhola, que não dá o parecer favorável.”

Orlando Alves falou também na possibilidade de poder receber um campeonato internacional de duas rodas:

“Em relação às motos, poderemos receber um campeonato internacional, algo que está neste momento a ser trabalhado. É bom ver que os vários promotores reconhecem o trabalho e a qualidade da infraestrutura de Montalegre.”

Jorge Almeida, presidente do CAVR, um parceiro importantíssimo para o município de Montalegre, encara o possivel novo desafio com entusiasmo:

“O Global Rallycross tem algumas diferenças em relação ao WRX ao nível regulamentar, como por exemplo os procedimentos de partida que são um pouco diferentes, embora o principio seja igual. Há apenas alguns pormenores que mudam, mas a base é semelhante. Caso se concretize, é um óptimo projecto. É algo que poderá melhorar tudo o que está relacionado com Montalegre. O ideal para nós seria ter o WRX e o Global Rallycross e julgo que a autarquia, com a força e a determinação que tem, poderá conseguir que isso seja possivel em 2020. Se calhar esta saída do calendário do WRX obrigou a procurar novos horizontes e Montalegre pode beneficiar muito com esta nova abordagem e podemos receber eventos internacionais de grande envergadura. Estamos prontos para o que vier e é um prazer enorme colaborar com a câmara de Montalegre.”

Jorge Almeida realçou ainda o grande esforço do município de Montalegre, que tem feito tudo por tudo para trazer para o circuito as melhores competições possíveis, mesmo no caso da IMG em que foi feito um esforço tremendo nos últimos tempos para tentar ter de volta o WRX. Tal não se verificou para 2019, mas as portas parecem abertas para novas negociações.

O AutoSport sabe que as negociações com o Global Rallycross estão muito bem encaminhadas, como disse o presidente do município, com o acordo praticamente assegurado, e que se esperam boas notícias em breve. Não havendo ainda datas previstas, os rumores que correm apontam para para a vinda da competição no verão, para aproveitar a onda de emigrantes que chegam por essa altura. Quanto às negociações com a IMG, não está nada definido, mas não seria de espantar que 2020 visse o regresso do WRX a Montalegre, passando a pista lusa a receber duas competições internacionais, podendo ser três, uma vez que as negociações com um campeonato internacional de motos, como disse Orlando Alves, decorrem a bom ritmo e também poderão chegar a bom porto.

Montalegre fez um investimento forte na sua pista e tem uma infraestrutura fantástica, com um cenário maravilhoso, que atrai uma moldura humana cada vez maior. Montalegre é a capital nacional do rallicross e uma das melhores pistas do mundo da modalidade. A saída do calendário do WRX foi um contratempo, que terá levado os seus responsáveis a olhar para outros rumos e tendo em conta o excelente trabalho feito no WRX, é natural que as várias promotoras tenham interesse em trabalhar com Montalegre.

Qual o futuro de Montalegre? O ralicross parece estar assegurado e provavelmente teremos em breve novidades bem interessantes.

Fábio Mendes/AutoSport