No entanto, sabendo que muitos entendem que essa, e as provas insulares são muito caras, bem mais que as que se realizam no continente, a FPAK elaborou um regulamento que vai permitir aos pilotos escolherem para pontuar duas das três provas maiores, os Açores, o Rali de Portugal e a Madeira. Assim sendo, as equipas deverão escolher, aquando da inscrição no campeonato duas de três dessas provas para pontuar (nada impede que participem em todas, simplesmente só em duas pontuam).
Quanto ao resto do campeonato, não muda muito, Fafe abre a competição ainda em fevereiro, Castelo Branco realiza-se também bem mais cedo face ao ano transato, o mesmo sucedendo com os Açores que teve de se adaptar ao calendário do Europeu de Ralis. A prova do Targa, o Casino Solverde passa para abril, imediatamente antes do Rali de Portugal, na data habitual, em maio. Seguem-se o Vidreiro, a Madeira, Mortágua e o Algarve, sendo que esta última ainda pode sofrer alguma alteração de data. Nenhum delas altera o tipo de piso em que se realizou em 2016.
A razão pela qual o calendário só agora é conhecido teve a ver com a candidatura ao CNR do Rali de Amarante/Baião, e a todo o processo de análise de relatórios, mas a prova nortenha não logrou conseguir ascender à competição principal na época de 2017. Em termos de pontuações, tal como tem vindo a ser habitual, contam sete de oito provas para a classificação do campeonato
CAMPEONATO NACIONAL RALIS 2017
17 a 18 de FEVEREIRO Fafe Fafe Demoporto10 a 11 de MARÇO Rali Castelo Branco Castelo Branco E C B
30 Mar a 1 de ABRIL Rali Azores Airlines Ponta Delgada C D Comercial
21 a 22 de ABRIL Rali Casinos Solverde Espinho Targa
18 a 21 MAIO Vodafone Rali Portugal Matosinhos A C P
3 a 5 de AGOSTO Rali da Madeira Funchal C S Madeira
22 a 23 de SETEMBRO Rali de Mortágua Mortágua C A C
4 a 5 de NOVEMBRO Rali Casinos do Algarve Portimão C A Algarve
José Luis Abreu / Autosport