Nissan: Um SUV Leaf popularizará veículos eléctricos

19/03/2018

De acordo com Mamoru Aoki, responsável pela Nissan Design Europe, o próximo crossover eléctrico da marca será o modelo que popularizará os veículos 100% eléctricos, tornando-os mainstream.

Em declarações ao site britânico Autocar, Aoki afirmou o seguinte: “Claro, temos o Leaf, mas penso que o IMx Concept [versão de produção] será o modelo que quebrará barreiras.”

O protótipo IMx foi estreado no Salão de Tóquio, em Outubro do ano passado. Conta com uma autonomia de 610 km, tracção integral e um sistema de propulsão eléctrico constituído por dois motores, capaz de produzir uma potência total de 435 cv e um binário de 700 Nm. Adicionalmente, de acordo com a Nissan, a próxima geração da tecnologia de condução autónoma ‘ProPilot’ fará parte do IMx.

“O IMx não apenas um protótipo. Dentro de uns anos chegará uma versão de produção”, afirmou Aoki, dando a entender que o crossover poderá ter um impacto no mercado semelhante ao do primeiro Qashqai, lançado em 2007.

O design geral do habitáculo minimalista foi inspirado na arquitectura japonesa, muitas casas no Japão são pequenas e as suas divisões têm um carácter multi-uso. O expressivo exterior do IMx, caracterizado por superfícies finas, é indicativo de como será futura linha de design da Nissan, uma evocação às origens japonesas do construtor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.