Nos dias que correm em Portugal dava um jeito incrível, embora estas não sejam medidas que em Portugal tenham demasiada importância, mas de qualquer modo a verdade é que condutor e passageiros da nova geração Opel Insignia podem confiar num habitáculo totalmente equipado para fazer frente às mais duras condições meteorológicas do inverno.

Além de um potente sistema de aquecimento de ar, o novo topo de gama da marca alemã pode ser equipado com pré-aquecimento do habitáculo, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e para-brisas com aquecimento elétrico. Este último revela-se particularmente útil quando se trata de eliminar rapidamente gelo do lado exterior e humidade do lado de dentro. O vidro possui filamentos muito finos que são aquecidos eletricamente, bastando para tal premir uma tecla. O sistema desliga-se automaticamente e pode ser reativado novamente através da mesma tecla.

O volante aquecido pode parecer um luxo exagerado mas constitui um argumento de conforto indiscutível quando se trata de conduzir os primeiros quilómetros enquanto o habitáculo não aquece. O mesmo se poderá afirmar do aquecimento dos bancos, que o Insignia Grand Sport também pode oferecer nos lugares traseiros junto às portas. O aquecimento dos bancos dianteiros é regulável, nomeadamente a opção automática, que pode ser programada através do ecrã tátil da consola central.

O aquecimento dos bancos e do volante permanece ligado quando o automóvel está parado e o motor desligado, na função start/stop. Por seu turno, o sistema de aquecimento do para-brisas também ativa o aquecimento dos espelhos retrovisores exteriores, assegurando assim que se obtém a melhor visibilidade em todos os sentidos no mais curto espaço de tempo.

Para maximizar o conforto, os bancos dianteiros ergonómicos certificados pela AGR podem ter ventilação, que é assegurada pelo sistema de ar condicionado controlado eletronicamente. O banco do condutor pode oferecer função de massagem.

Finalmente, o novo Insignia pode ser equipado com pré-aquecimento do habitáculo antes de alguém entrar. O sistema é programável manualmente, nomeadamente quanto à hora de início, e pode ser ativado automaticamente consoante informações provenientes dos sensores de temperatura.

José Luís Abreu/Autosport