O primeiro ‘café’ do Autosport com Lewis Hamilton

01/04/2018

O AutoSport já tomou muitos ‘cafés’ com Lewis Hamilton ao longo da sua história de 40 anos, mas para isso teve que haver um primeiro. Foi em 2004…

“Mesmo quando a sua McLaren não está a ter os melhores resultados no campo desportivo, Ron Dennis não deixa de ser um astuto homem de negócios, e sabe reconhecer um talento em potencial. Foi por isso que, em 1997, o patrão da equipa britânica pegou num jovem de 13 anos chamado Lewis Hamilton e ajudou-o a construir a sua carreira, com o objetivo de fazer de raiz um piloto de Fórmula 1. Apesar de ainda faltarem dois meses para completar o seu 20º aniversário, o jovem Hamilton comporta-se já como um profissional, embora se encontre ainda no primeiro ano na Fórmula 3, “um campeonato onde estou sintonizado a 100 por cento. O meu objetivo é evoluir nesta categoria, para me tornar o mais competitivo possível e poder lutar pelo campeonato.”

“Apesar de ser apoiado por Ron Dennis e estar a lutar para chegar à Fórmula 1, ainda não estou preocupado em testar um McLaren. Quando me convidarem para o fazer, aí sim, vou concentrar-me em fazer o melhor trabalho possível”.

Três figuras de renome na fotografia. Reconhece-os? Ao centro está Hamilton, à esquerda o seu rival Sebastian Vettel e, à direita, Paul di Resta.

Vencedor do Campeonato Britânico de Fórmula Renault em 2003, Hamilton estreou-se nas F3 Euroseries juntamente com a sua equipa, a Manor Motorsport, que conta já três títulos no campeonato britânico da especialidade. A possibilidade que tem de se tornar o primeiro piloto afro-europeu na Fórmula 1 não afeta Hamilton, que considera este marco “mais importante para outras pessoas do que para mim. O que eu quero é dar o meu melhor ao volante, e mostrar que sou tão ou mais rápido que os meus adversários.

Assim não tenho dúvidas que poderei chegar à Fórmula 1. Se isso abrir as portas para pilotos de outras etnias poderem mostrar o seu valor, tanto melhor.”