Objetivo: Recorde! Volkswagen com elétrico em Pikes Peak

A Volkswagen anunciou que está a desenvolver um veículo de competição elétrico que tem como objetivo bater o recorde ‘elétrico’ em Pikes Peak. O ‘outro, da classe ‘Unlimited’ está na posse de Sébastien Loeb e da Peugeot.

Este é um regresso depois de mais de 30 anos, da marca alemã à mais mítica rampa do mundo. Por ali passaram alguns dos grandes nomes do desporto automóvel mundial, sendo que o último deles a deixar-se envolver no ambicioso projeto foi Sébastien Loeb. Agora é a vez da Volkswagen tentar elevar ainda mais a fasquia, ainda que para já apontem somente ao recorde elétrico, que está a 44 segundos do ‘global’.

Para isso, desenvolve um protótipo de quatro rodas motrizes, do qual ainda não divulgou muitos pormenores: “A subida de Pikes Peak é uma das corridas mais importantes do desporto motorizado, oferece um grande desafio e por isso é perfeita para mostrar as capacidades das novas tecnologias. O nosso carro será equipado com baterias e motorização inovadora e Pikes Peak vai permitir-nos descobrir coisas importantes de que vamos beneficiar no futuro, para além de ser um bom palco para mostrar os nossos produtos e tecnologias”, disse Frank Welsch, responsável do Departamento de Desenvolvimento da VW.

O veículo está a ser desenvolvido pela Volkswagen Motorsport em direta cooperação com Wolfsburgo: “O projeto é um marco importante para a nossa orientação no desporto motorizado” disse Sven Smeets, Diretor da Volkswagen Motorsport. Recorde-se que a Volkswagen Motorsport participou em Pikes Peak em 1987 com um Golf bimotor.

O atual recorde na classe elétrica de protótipos da ‘Pikes Peak International Hill Climb’ – prova que se realiza desde 1916 nas Rocky Mountains perto de Colorado Springs sobe 1440 metros durante 19.99 km até uma altitude de 4300 metros acima do nível do mar – é 8m57.118s, conseguidos por Rhys Millen (e0 PP100) em 2016. Embora não o admita, o que a VW quer mesmo é o recorde ‘Unlimited’ alcançado em 2013 por Sébastien Loeb, em Peugeot 208 T16 Pikes Peak, 8m13.878s. A ver vamos o que consegue a VW em junho de 2018…