Opel anuncia o fim do Astra GTC e do Zafira Tourer

A Opel cancelou a produção do Astra GTC e do Zafira Tourer. As vendas dos modelos têm sido fortemente prejudicadas com o aumento da procura por SUVs e crossovers, fenómeno que justifica (em parte) a decisão do construtor alemão.

Apesar dos modelos já não fazerem parte das linhas de montagem das fábricas da Opel, ainda é possível realizar encomendas, no entanto estão limitadas ao stock existente.

A marca alemã não produzirá um novo GTC, o Astra passará a estar disponível apenas na versão 5-portas. O Zafira Tourer não terá substituto directo, a lacuna originada pela sua descontinuação será preenchida ainda este ano com o lançamento do novo Opel Combo Life, que assumirá o formato de um monovolume convencional, disponível em versões de 5 e 7 lugares.

A crescente popularidade dos SUVs e crossovers levou a Opel a introduzir na sua gama 6 modelos com uma posição de condução mais elevada, como por exemplo o Karl Rocks, o Grandland X e a carrinha Insignia Country Tourer. As alterações à gama da Opel reflectem a estratégia do Grupo PSA que adquiriu o fabricante alemão há cerca de um ano. A estratégia também inclui alterações similares às gamas da Citroën e da Peugeot.

Adicionalmente, as várias marcas do grupo disponibilizarão em breve novos modelos electrificados para satisfazer a crescente apetência por veículos mais eficientes e ecológicos. O lançamento do eléctrico eCorsa está previsto para 2020.