O destaque vai para o Ampera-e, um carro que chegará ao mercado europeu na temporada de 2017. A marca alemã reclama para o carro elétrico uma autonomia de mais de 500 km, o que lhe permitirá uma utilização semelhante ao de um automóvel tradicional com motor de combustão, podendo fazer mais viagens de longa duração, assim como circular no trânsito urbano sem emissões poluentes, acrescentando um habitáculo amplo para uma utilização familiar.
Outros automóveis com função semelhantes previstos para o próximo ano são dois crossovers. Um já tem nome, vai chamar-se Crossland X, e vai ser um crossover compacto, no segmento B, que vai ser vendido em paralelo ao Mokka X, mas com maior ênfase no espaço interior, prevendo-se que seja um substituto para o atual Meriva, com lançamento para o início do ano. O outro ainda não tem nome, vai ser uma proposta para o segmento C, ao lado do Astra e do Zafira, e deverá ocupar o lugar deixado vago no mercado europeu pelo Opel Antara/Chevrolet Captiva.
Finalmente, a Opel vai propor uma versão de passageiros do comercial ligeiro Vivaro, que partilha plataforma com o Renault Trafic. Esta variante terá acabamentos exclusivos, com mais possibilidades de personalização.
Paulo Manuel Costa/Autosport