Pedro Salvador vence Rampa da Penha

09/04/2017

Apesar de pilotar um carro, em teoria menos competitivo, Pedro Salvador venceu Rampa da Penha, primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2017 depois duma acirrada luta com Rui Ramalho.

O piloto de Chaves teve de apostar tudo na derradeira subida de prova, depois dos problemas que teve com o motor do seu Silver Car EF10 no sábado e que o impediram de fazer a primeira subida oficial. No final, foram 288 milésimos a separar Pedro Salvador (2:39s484) de Rui Ramalho em Osella PA2000 Evo 2 (2:39s773), para uma emocionante vitória do campeão em título. Em termos absolutos e de Categoria 1, a terceira posição ficou na posse de Paulo Ramalho em Osella PA21S Evo, seguido por João Fonseca em BRC CM05 Evo, que triunfou na categoria CM, Hélder Silva em Juno CN09 e Nuno Guimarães em BRC CM02.

“Estou naturalmente muito satisfeito e não podia ter tido melhor forma de começar o ano e a defesa do título. Este fim-de-semana foi muito difícil para mim e para a minha equipa, já que tivemos de resolver os problemas que nos surgiram no Sábado, o que foi complicado e faz com que este triunfo seja ainda mais saboroso. O meu carro tem ainda muito para evoluir, pelo que penso que vamos ter uma boa competição até ao final do ano e que mais uma vez, o título vai ser atribuído só mesmo no final. “ Disse Pedro Salvador.

Depois de um dia de Sábado atribulado, Gonçalo Manahu conseguiu impor o seu Porsche 997 GT3 Cup na Categoria 2. Com um tempo final de 3:05s406, Manahu bateu José Correia em Nissan GT-R GT3 (3:06s331) e Edgar Reis em Porsche 997 GT3 Cup, que fez 3:07s184. “Depois dos problemas de ontem com o meu carro, que falhava e me impediu de fazer um bom tempo na primeira subida, hoje tive dar o máximo para ainda ter possibilidades de bater uma oposição tão forte. Felizmente consegui e por isso estou muito muito satisfeito, não só por vencer numa rampa que me correu mal o ano passado, mas também porque começo a defesa do título com uma vitória.” Afirmou Gonçalo Manahu.

Com o tempo total de 3:27s760, João Guimarães triunfou na Categoria 3 com o seu Peugeot 206 RC. Carlos Luis (SEAT Leon TDi) e Sérgio Nogueira (Citroen Saxo), ocuparam os dois restantes lugares do pódio. Domingos Gomes em Citroen Saxo e José Oliveira em Subaru Impreza, fecharam o lote de pilotos classificados nesta categoria, sendo de referir o azar de Martine Pereira e Pedro Marques, forçados a desistir devido a problemas nas suas máquinas. “Sinceramente não contava triunfar aqui na Penha. Vinha preparado para lutar por um dos lugares de pódio mas tudo correu muito bem e conseguir triunfar é ouro sobre azul. É certo que aproveitei os problemas dos meus adversários directos, mas hoje foram eles e amanhã posso ser eu. Temos de aproveitar todas as hipóteses…” Disse João Guimarães.

Manuel Correia foi rei e senhor na Categoria 4, com o piloto do Ford Fiesta RS5+ a finalizar a prova com o tempo total de 3:05s515. Luis Silva ocupou a segunda posição com o BMW M3 E30, deixando para Nuno Pinto (Mazda MX5) o derradeiro lugar do pódio. Com um Peugeot 306, Marco Guerra finalizou a prova na quarta posição. “Foi uma boa forma de começar o ano com uma vitória expressiva. Tudo me correu muitíssimo bem e pude aproveitar ao máximo as características do meu carro para levar a melhor na minha categoria e fazer bons tempos à geral, onde consegui o oitavo tempo absoluto.” Referiu Manuel Correia.

Depois de uma excelente luta, o triunfo na Categoria 5 pertenceu a Luis Nunes em SEAT Leon Cup Racer, que bateu Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6 por pouco mais de meio segundo. 3:06s335 foi o tempo total de Nunes, contra 3:06s914 de Teixeira. Francisco Marrão completou o pódio desta categoria com um SEAT Leon Supercopa. José e António Teixeira colocaram os seus Peugeot 208 na quarta e quinta posições respectivamente. Azar para Alex Pereira, impossibilitado de completar a prova devido a problemas no seu carro. “Foi uma vitória difícil, conseguida em condições longe das ideais e por isso muito saborosa. A minha participação nesta prova só ficou confirmada na véspera e por isso não tive tempo de preparar esta jornada, daí este resultado ser excelente e motivador para o resto do campeonato.” Afirmou Luis Nunes. Único concorrente na Taça Nacional TCR/TCS, Miguel Lobo em Audi RS3 TCR completou a prova em 3:12,869.

Na Taça Nacional de Montanha 1300, Armando Freitas não teve vida fácil para levar o seu Toyota Starlet ao triunfo, completando a prova com 3:46s830. Francisco Leite e Ricardo Sousa, ambos em Fiat Punto, ocuparam por esta ordem os restantes lugares de pódio. “Correu tudo muito bem, o meu carro portou-se à altura e por isso consegui uma boa vitória face a uma oposição jovem e aguerrida.” Sintetizou Armando Freitas.

Não teve história a luta pela vitória no Campeonato Nacional de Clássicos, com José Pedro Gomes a conseguir um triunfo implacável com o seu Ford Escort MKI, completando a prova com o tempo total de 3:23s000. Parcidio Summavielle em Datsun 260Z foi o segundo classificado, seguido por Augusto Vasconcelos em Ford Escort e Mário Mesquita em Datsun 1600 SSS. “Começar o ano a vencer foi extremamente importante. Este é um novo projecto que temos para 2017 e por isso estou muito satisfeito por vencer desta forma na Penha, com uma grande margem para os meus adversários. Praticamente não treinei devido a problemas com o carro, mas felizmente tudo se resolveu e pude andar o melhor que sei para vencer.” Afirmou José Pedro Gomes.

No Troféu Nacional Clássicos de Montanha, foi Fernando Salgueiro o vencedor, com o piloto do Ford Escort MKII a fazer o tempo total de 3:29s487. Ricardo Loureiro também em Escort e Carlos Oliveira em BMW 323i, completaram o pódio. “Estive sempre muito concentrado e por isso a vitória surgiu com naturalidade. Foi uma boa jornada com o tempo a ajudar à festa.” Disse Fernando Salgueiro. Por último, na Taça Nacional de Clássicos de Montanha 1300, Aníbal Rolo ditou leis, conseguindo o triunfo ao volante do seu bem preparado Datsun 1200 Coupé com o total de 3:38s871. José Figueiredo (Datsun 1200) foi segundo e Domingos Fernandes (Autobianchi A112) o terceiro.
“Não tive muitos problemas para vencer dado que penso teria o melhor carro aqui da Taça. No entanto estou satisfeito com este triunfo, que espero puder repetir sempre que participar”. Referiu Aníbal Rolo.

Fotos: Pedro Ferreira/Foto GTi e Tiago Costa/Direita 3

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