Pedro Salvador conseguiu este domingo uma brilhante vitória na Rampa de Santa Marta, com um final de prova arrepiante, num fim-de-semana de muito calor nesta localidade transmontana. O piloto do Silver Car EF10 acabou por levar a melhor face a Rui Ramalho em Osella PA2000 Evo 2, que numa última subida de “faca nos dentes” bateu o recorde da rampa com o tempo de 1:43s380, para ficar a apenas 256 milésimas de Salvador. Os dois líderes absolutos e da Categoria 1, registaram os tempos totais de 3:26s992 (Pedro Salvador) e 3:27s248 (Rui Ramalho).
Na prova organizada pelo Clube Automóvel da Régua e pela Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, o terceiro lugar final ficou na posse de João Fonseca em BRC CM05 Evo, com o piloto da Covilhã a vencer entre os CM, ficando na frente de Paulo Ramalho em Osella PA21S.
Este último, depois de ter dado um toque na segunda subida de prova, completou a prova no quarto lugar final tanto em termos absolutos como na Categoria 1, onde Joaquim Rino em BRC CM05 Evo e Nuno Guimarães em BRC CM02, terminaram a prova na quinta e sexta posição respetivamente.
“Foi um resultado muito importante para nós e por isso saio satisfeito no final desta prova. Ainda assim continuamos com problemas no Silver Car e tive dificuldades em todas as subidas com o carro a falhar. Tive de arriscar muito para vencer, até porque depois dos pontos que perdi nas duas provas anteriores, era muito importante uma vitória aqui. É bom poder diminuir a distância para o líder do campeonato e provar que estamos aí na luta pelo título. Uma palavra de pesar pelas vítimas do terrível incêndio em Pedrogão Grande, a cujas famílias expresso as minhas sentidas condolências.” Disse Pedro Salvador.
Com um magnifico quinto lugar absoluto, Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3 Cup) esteve imparável na Categoria 2, completando a prova com o tempo final de 3:51s568. Em carro idêntico, Edgar Reis foi o segundo classificado na frente de José Correia em Nissan GT-R GT3.“Sabia que tinha de vencer aqui e por isso dei tudo o que tinha para chegar ao final em primeiro. Preparei muito bem esta prova, que já venci o ano passado e o resultado final deixa-me naturalmente muito satisfeito. Andei na luta pelos quatro primeiros, reassumi a liderança do Campeonato, por isso melhor não poderia ter sido.” Assumiu Gonçalo Manahu.
Manuel Correia em Ford Fiesta R5+ venceu a luta particular que o opôs a Luis Silva em BMW M3, com o líder da Categoria 4 a cumprir as duas melhores subidas de prova em 3:56s044. O último lugar do pódio ficou na posse de Edgar Florindo em Toyota Carina E, que venceu o duelo particular que o opôs a Carlos Silva em Peugeot 106 e Nuno Pinto em Mazda MX5. Marco Guerra com o Peugeot 306 fechou o lote de pilotos classificados nesta categoria.
“Não foi uma vitória fácil, tive alguns problemas com o carro a partir da segunda subida de prova e isso condicionou-me um pouco em termos de andamento. Mesmo assim foi possível vencer e reforçar a minha liderança no campeonato e por isso estou muito satisfeito”. Revelou Manuel Correia.
Com 3:58s189, Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6 levou a melhor na Categoria 5, na frente de Francisco Marrão em SEAT Leon Supercopa. Jorge Meira, que foi forçado a abandonar na segunda subida de prova, devido a uma falha no alternador do Citroen Saxo, completou o pódio nesta categoria.
“A minha prestação deixou-me satisfeito, consegui cumprir o objectivo natural de vencer a categoria e lutar por outros objectivos como tentar ser o melhor dos turismos, que passa a ser uma forma de motivação para as provas que ainda faltam.“ Adiantou Joaquim Teixeira.
Triunfo na Categoria 3 Para Pedro Saraiva, com o homem do Mitsubishi Lancer Evo IX a completar as duas subidas de Domingo em 4:12s075, ele que não conseguiu terminar a primeira subida de prova devido a uma quebra da caixa de velocidades. João Guimarães em Peugeot 206 RC foi o segundo classificado na frente de Pedro Marques em SEAT Leon TDi. Ainda nesta categoria, José Oliveira colocou o Subaru Impresa na quarta posição final.
Tiago Ribeiro lutou sozinho contra o cronómetro, para chegar ao final e vencer na Taça TCR/TCS, finalizando a prova com o seu VW Golf GTi no tempo total de 4:08s377.
“Foi de facto pena o facto de dos três inscritos só eu ter estado presente, mas mesmo assim saio satisfeito desta prova disputada perto da minha terra. Motivei-me com base nos tempos dos carros da categoria mais similar com o meu carro, a Categoria 5 e nesse aspecto consegui um bom resultado, o mesmo acontecendo em termos absolutos”. Disse Tiago Ribeiro.
Na Taça Nacional de Montanha, o triunfo não fugiu a Armando Freitas em Toyota Starlet 1.3, que conseguiu 4:36s544 para derrotar Leonel Brás em Citroen AX Sport. Na terceira posição ficou o Fiat Punto de Manuel Fernandes, seguido por Francisco Leite em carro idêntico e António Silva em Toyota Starlet. Pedro Cerqueira (Fiat Punto) fechou a tabela.
“Foi um triunfo saboroso e que acabei por tornar fácil com uma prestação sem erros e dando sempre o máximo. Estou de facto muito satisfeito, as coisas estão a correr-me bem”. Afirmou Armando Freitas.
Foi de excelente nível a luta pelo triunfo no Campeonato Nacional de Clássicos Montanha, com José Pedro Gomes em Ford Escort MKI a finalizar esta rampa como vencedor. Gomes conseguiu o tempo total de 4:19s295, batendo na última subida António Saínhas (Ford Escort MKI). Saínhas que liderava no final do dia de Sábado, não conseguiu contrariar o ataque do futuro vencedor. No derradeiro lugar do pódio ficou Parcídio Summavielle em Datsun 240Z.
Com uma actuação de grande nível, Carlos Oliveira impôs o seu BMW 323i no Troféu Nacional de Clássicos Montanha, registando o tempo final de 4:23s681. O pódio ficou completo com a presença de Ricardo Loureiro em Ford Escort MKII e Carlos Fava em VW 1303S. Azar para Fernando Salgueiro, forçado a abandonar antes da segunda subida de prova, com problemas ao nível da embraiagem do Ford Escort MKII.
“Estou cada vez mais adaptado ao BMW e isso reflecte-se nos resultados conseguidos. Ontem ainda tive algumas dificuldades, mas em conjunto com a equipa conseguimos um bom acerto para o carro e por isso a vitória foi possível.” Sintetizou Carlos Oliveira.
Com um domínio absoluto, Aníbal Rolo triunfou no Troféu Nacional de Clássico 1300. O piloto do Datsun 1200 demorou 4:40s133 nas suas duas melhores subidas de prova, levando a melhor face a José Carlos Magalhães em Toyota Starlet e José Pedro Figueiredo em Datsun 1200. Domingos Fernandes em Autobianchi A112 foi o melhor entre os 1000cc.
“Gostei imenso de voltar a esta rampa muitos anos depois e voltar a vencer. Este traçado, diferente do antigo, é muito interessante e exigente, por isso vencer aqui foi muito bom.” Disse Aníbal Rolo.
Fotos: Pedro Ferreira/Foto GTi