Pela milésima vez, Audi pisca o olho à F1

30/03/2017

“Tanta vezes vai o pote à fonte, que uma vez lá fica” é um adágio popular, que se aplica bem à relação da Audi com a Fórmula 1. Tantas vezes há rumores, que um dia será mesmo verdade…

Pela milésima vez surgiu na internet o rumor de que a Audi poderá estar prestes a regressar à F1, isto depois de se ter ficado a saber que a marca alemã vai marcar presença na próxima sexta-feira na reunião presidida pela FIA, onde se vai começar a discutir os motores da F1 pós 2020. Faltam quatro anos para que entre em vigor nova regulamentação, é isso que vai agora ser discutido e por isso não há nada como manter “a mente aberta”. É por isso que a Audi vai marcar presença, Stefano Domenicali, responsável máximo da Lamborghini, braço do Grupo Volkswagen, tal como a Audi, será o representante.

Logicamente, presentes estarão, Mercedes, Honda, Renault e Ferrari, mas não só, e apesar de se ter ficado a saber que a Audi foi convidada, há mais, que ainda não se conhecem. Fala-se noutro construtor japonês e outro privado: “A F1 deve estar alinhada com os desenvolvimentos tecnológicos da indústria, mas também tem que ser sustentável e hoje em dia os motores são sofisticados demais”, disse Jean Todt, corroborado por Ross Brawn: “São uma grande obra de engenharia, mas demasiado caros e complicados”, disse. Portanto, é certo que as coisas vão mudar, e o quê, é precisamente o que se vai discutir.

Logicamente, qualquer das marcas presentes nessa reunião vai dizer de sua justiça, puxar a brasa à sua sardinha, e a Audi será só mais uma. Quanto à possível entrada da marca alemã na F1, depois da saída do WEC, qualquer coisa está em aberto, faltam quatro anos para os novos regulamentos de motores entrarem em vigor, há tempo de sobra para preparar bem uma possível entrada, e ficam por isso muitas questões no ar. Será que a Audi entraria como equipa oficial, ou com uma parceria como fez a Honda. O que se sabe é que muitos dos elementos válidos do seu programa do WEC “andam por aí” e o melhor exemplo é Jörg Zander, que era “Diretor de Tecnologia” da Audi Sport e agora é Diretor Técnico da… Sauber F1.

José Luís Abreu/AutoSport

Desenho: Sean Bull Design