Os últimos anos têm sido dominados por dois talentos como Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, e as suas equipas, Citroën e Volkswagen. É preciso recuar até ao final da década de 90 e início dos anos 2000 para se ver um WRC com mais que uma ou duas equipas a lutar pelo título. Nesta altura tínhamos Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e Subaru que produziram máquinas vencedoras de ralis, enquanto SEAT, a Skoda e a Hyundai tentaram conseguir o mesmo, sem o conseguir.
A temporada de 2001 foi o apogeu desse período. Richard Burns (Subaru) foi campeão com dois pontos de vantagem sobre Colin McRae (Ford) e o top 5 (Tommi Makinen da Mitsubishi, Marcus Gronholm e Harri Rovanpera da Peugeot) terminou a oito pontos de Burns. Em 1977 no primeiro Mundial de Ralis para Pilotos (a competição arrancou em 1973 mas só com um Campeonato de Marcas) também existiu algum equilíbrio, principalmente entre a Lancia e a Ford – que terminou a apenas 4 pontos – mas a Fiat e a SAAB também venceram ralis; Sandro Munari da Lancia foi o vencedor deste ano.Portanto, podemos estar a caminhar para uma temporada do WRC muito equilibrada, pois pelo que já se viu pelo menos três dos quatro construtores presentes já mostraram ser capazes de ganhar ralis. Só falta saber a Citroën…