Porsche 911 híbrido deverá contar com 485 cv

Depois de muita especulação, a Porsche finalmente confirmou, em Dezembro, planos para desenvolver um 911 híbrido. Oliver Blume, CEO do construtor alemão, afirmou numa entrevista recente à Automobile Magazine que o desportivo electrificado “chegará assim que houver mercado”. Já é demasiado tarde para incluir a versão híbrida na actual geração do 911, o que significa que será disponibilizada durante o ciclo de produção da série 992 e lançada no mercado por volta de 2023.

Supostamente, o Porsche 911 992 híbrido plug-in estará equipado com um motor boxer 3.0 turbocomprimido de 6 cilindros e com um eléctrico de 94 cv, capaz de desenvolver um binário instantâneo de 310 Nm. Combinados, deverão produzir 485 cv de potência e 761 Nm de binário. A bateria deverá apresentar uma capacidade de 10,8 kWh, suficiente para uma autonomia eléctrica de 64 km.

Apesar do sistema híbrido, continuará a ser um Porsche, por isso, a prestação será uma variável extremamente importante para potenciais consumidores. Supõe-se que o modelo acelerará dos 0 aos 96 km/h em 3,5 segundos e atingirá uma velocidade máxima de 317 km/h. Vale a pena ainda mencionar que incluirá uma função de boost de binário on-demand, tracção integral e modo coasting para poupar combustível.

Relativamente a outras versões da nova série 992: o Porsche 911 Turbo S debitará mais 40 cv, o que significará um total de 620 cv; o GT3 deixará de estar equipado com o motor atmosférico de 4 litros e passará a integrar um boxer biturbo de 6 cilindros e 3.8 litros 10% mais potente; o Carrera terá 400 cv e o Carrera S 450 cv, mais 30 cv que as versões actuais.

Os motores boxer de 6 cilindros que equiparão a série 992 incluirão um sistema semi-híbrido de 48V que adicionará 20 cv de potência e 70 Nm de binário. Adicionalmente, os engenheiros da Porsche estão a desenvolver uma nova caixa PDK de oito velocidades.

Os primeiros modelos da série 992 serão apresentados no Salão de Paris, em Outubro, nas variantes Carrera 2S e 4S coupé.

[Fotografia de capa: Porsche 911 Carrera T (2018)]