A Porsche fez um pedido à FIA e ao ACO para que a esclareça sobre a aerodinâmica do Toyota TS050 Hybrid em termos de conformidade com os regulamentos. A marca de Weissach quer saber se preenchem os requisitos técnicos e o espírito das regras do Campeonato do Mundo FIA de Endurance.

Os regulamentos da categoria LMP1 para 2017 apenas permitem duas soluções aerodinâmicas (em vez das três do ano anteriores), obrigando as equipas de fabrico a um compromisso para soluções que tenham disponíveis para circuitos com características muito diferentes ao longo da temporada do FIA WEC. O pedido da Porsche baseia-se na traseira do Toyota TS050 deste ano, em particular a forma como o ar passa pelo difusor traseiro.

A Porsche não quis esclarecer detalhes específicos daquilo que pretende pela clarificação, mas apenas confirma que fez o pedido de esclarecimento à FIA e ao ACO. Um porta-voz da Toyota já afirmou que está confiante de que o seu carro está dentro dos regulamentos. “No que nos diz respeito o Toyota TS050 Hybrid de 2017 foi inspecionado e homologado para a competição. Isto parece ser um assunto entre a Porsche e o ACO. Estamos contentes por o carro estar conforme aos regulamentos”, afirmou a mesma fonte.

O desenvolvimento rápido dos LMP1 híbridos tem sido tema para uma série de controvérsias em redor das soluções escolhidas para as carroçarias nas últimas temporadas. Anteriormente a Porsche já tinha negado acusações de ter utilizado uma carroçaria cuja traseira era deformável, enquanto a Toyota enfrentou imagens mostrando que as ‘asas’ traseiras do seu protótipo mudavam de aspeto a altas velocidades. O TS030 de 2012 também levantou na altura alguma polémica com uma solução aerodinâmica que explorava ‘buracos’ no regulamento no que respeita à cobertura das rodas traseiras, permitindo à Toyota ter uma área de ‘asa’ mais larga. Na altura a Toyota optou por não protestar.

Nuno Barreto Costa/AutoSport