Os regulamentos da categoria LMP1 para 2017 apenas permitem duas soluções aerodinâmicas (em vez das três do ano anteriores), obrigando as equipas de fabrico a um compromisso para soluções que tenham disponíveis para circuitos com características muito diferentes ao longo da temporada do FIA WEC. O pedido da Porsche baseia-se na traseira do Toyota TS050 deste ano, em particular a forma como o ar passa pelo difusor traseiro.
A Porsche não quis esclarecer detalhes específicos daquilo que pretende pela clarificação, mas apenas confirma que fez o pedido de esclarecimento à FIA e ao ACO. Um porta-voz da Toyota já afirmou que está confiante de que o seu carro está dentro dos regulamentos. “No que nos diz respeito o Toyota TS050 Hybrid de 2017 foi inspecionado e homologado para a competição. Isto parece ser um assunto entre a Porsche e o ACO. Estamos contentes por o carro estar conforme aos regulamentos”, afirmou a mesma fonte.
O desenvolvimento rápido dos LMP1 híbridos tem sido tema para uma série de controvérsias em redor das soluções escolhidas para as carroçarias nas últimas temporadas. Anteriormente a Porsche já tinha negado acusações de ter utilizado uma carroçaria cuja traseira era deformável, enquanto a Toyota enfrentou imagens mostrando que as ‘asas’ traseiras do seu protótipo mudavam de aspeto a altas velocidades. O TS030 de 2012 também levantou na altura alguma polémica com uma solução aerodinâmica que explorava ‘buracos’ no regulamento no que respeita à cobertura das rodas traseiras, permitindo à Toyota ter uma área de ‘asa’ mais larga. Na altura a Toyota optou por não protestar.
Nuno Barreto Costa/AutoSport