Akio Toyoda, presidente honorário da Toyota, sugeriu que a marca talvez não estivesse ainda preparada para as 24 Horas de Le Mans. O neto do fundador do maior construtor de automóveis do Japão reagiu aos inúmeros problemas sentidos pelos TS050 Hybrid na edição deste ano da ‘clássica’ francesa de endurance, nomeadamente um problema de embraiagem no carro # 7 e de motor no # 8. Este viria a terminar em nono, mas a nove voltas do Porsche # 2, que venceu a corrida.

Os sistemas híbridos correm em Le Mans desde 2012, quando a Audi estreou o seu R18 e-tron quattro, com todos os carros que venceram desde então a utilizarem tecnologia híbrida, mas Toyoda questiona se ela é adequada para uma prova de 24 horas, depois dos problemas sentidos pelos LMP1 este ano. “Tanto a Porsche como nós fomos incapazes de completar sem incidentes as 24 horas com os carros híbridos. Tanto o carro # 2 que ganhou, como o nosso # 8, que terminou, foram forçados a reparações demoradas”, destacou o presidente honorário da Toyota.

Nuno Barreto Costa