Primeiro Volvo eléctrico será um novo hatchback

29/01/2018

O primeiro veículo 100% eléctrico da Volvo está previsto para 2019 e será baseado no protótipo 40.2 apresentado em Maio do ano passado. Segundo o site Autocar, o design da versão final será praticamente idêntico ao do protótipo.

A Volvo confirmou que o modelo eléctrico chegará em 2019, mas não revelou mais detalhes. No entanto, Håkan Samuelsson, CEO da Volvo, afirmou à publicação inglesa que será lançado antes de qualquer variante eléctrica de modelos existentes. Um XC40 alimentado por uma bateria deverá ser o segundo veículo eléctrico do construtor sueco.

O novo modelo assentará na nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture). A CMA já é utilizada nos modelos mais pequenos da Volvo e da chinesa Geely, e é capaz de integrar qualquer motorização, incluindo sistemas 100% eléctricos. O 40.2 eléctrico apresenta uma autonomia de 350 km, mas Henrik Green, director de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, pretende que a versão de produção alcance os 500 km para rivalizar com a linha I.D. da Volkswagen.

Green confirmou que a Volvo utilizará um sistema de baterias modular, mas falta definir qual será a autonomia mínima. A Volkswagen terá uma configuração semelhante, o hatchback I.D. terá uma autonomia de 400 km. “Estamos a desenvolver um sistema modular para atrair vários sectores do mercado, o objectivo é apelar à população geral com ofertas eficientes e acessíveis ao nível do preço, e depois desenvolver ofertas premium mais potentes e de autonomia superior”, afirmou Green.

No ano passado, a Volvo anunciou que planeia electrificar toda a sua gama. Em Julho afirmou que a partir de 2019 começará a reformar o seu portefólio com versões eléctricas, híbridas e semi-híbridas. Desde então, outros construtores, como a Jaguar, Mercedes-Benz, VW e Mazda, seguiram estratégias semelhantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.