Primeiro VW Carocha foi comercializado há 70 anos

19/12/2016

Há precisamente 70 anos dois negociantes de automóveis da Alemanha recebiam os primeiros nove Volkswagen “saloon” para venda ao público. As firmas Gottfried Shulz em Essen e Raffay&Co em Hamburgo estariam longe de imaginar que aquela encomenda lhes reservaria um lugar na história do automóvel que representa um ícone popular do Séc. XX e que foi uma das grandes alavancas para o milagre económico da Alemanha do Pós-Guerra. O projecto inicial do “carro do povo” encomendado a Ferdinand Porsche no início da década de 30, contemplava a necessidade de motorizar a Alemanha com um carro de baixo custo, económico e fiável.

O primeiro protótipo do Vw Type 1 foi desenhado por Erwin Komenda, mas a eclosão da II Guerra Mundial obrigou à reconversão do projecto ao esforço de guerra, com a produção de várias adaptações militares, especialmente eficazes na campanha de Romell no deserto de África. Após a II Guerra Mundial, e sob os auspícios do Major Ivan Hirst do Exército Britânico, a fábrica entretanto baptizada de Wolfsburgo retomou a produção do VW, primeiro com uma encomenda de 10 mil unidades para os Aliados, e depois com a produção da primeira série para venda ao público.

O sucesso foi imediato, graças à sua simplicidade mecânica e ao seu design carismático, várias gerações do VW foram conquistando adeptos
pelo mundo inteiro, sendo provavelmente o primeiro “carro global” da história do automóvel. Até ao fim da sua produção em 2003 no México, foram produzidos mais de 21,5 milhões de VW Carochas, cujo mito renasceu, com o lançamento do New Beetle.

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José Luís Abreu/ AutoSport