O problema de Carlos Sainz

30/03/2017

Já não restam muitas dúvidas que Carlos Sainz será um dos grandes ‘players’ do próximo mercado de pilotos, e neste momento sabe-se que é cobiçado pela Renault, que vai ‘obrigar’ a Red Bull a tomar decisões sob pena de perder o piloto. Se a atual dupla da Red Bull tiver um bom carro para lutar por vitórias este ano, será muito interessante assistir à batalha entre Deniel Ricciardo e Max Verstappen, e depois de se ter julgado que o australiano estava a perder gás o ano passado, já não é nada disso que parece, pois Ricciardo foi batido nas primeiras corridas de 2016 – as que fizeram juntos na Red Bull – pelo ‘furacão’ Verstappen, mas depois reagiu bem e terminou a época à sua frente.

Por isso, e partindo do princípio que este ano as coisas não mudam muito, será difícil à Red bull tirar de lá um dos seus dois pilotos para promover Sainz, a não ser que Ricciardo queira mudar de ares. Por isso é muito forte a possibilidade de Carlos Sainz ir para a Renault, que este ano vai continuar a crescer a a aproximar-se mais dos lugares da frente e sendo verdade que em 2017 a Renault ainda vai fazer jogo igual com a Toro Rosso, o potencial da equipa de Enstone é de estar dentro de dois ou três anos a lutar com as três grandes, o que Sainz não poderá fazer se ficar na Toro Rosso muito mais tempo.

Agora, Franz Tost, diretor desportivo da Toro Rosso, disse o óbvio, que é a Red Bull que toma decisões quanto aos seus pilotos mais jovens, se sobem à equipa principal, se continuam na Toro Rosso ou se devem abandonar o programa de jovens pilotos: “É uma decisão da Red Bull, porque todos os pilotos têm contratos com eles e tudo depende de como estão as coisas na Red Bull. Se a Red Bull está a lutar pelo campeonato do Mundo, precisa sempre de pilotos fortes na Toro Rosso, que estejam prontos para subir à equipa principal se for preciso. Foi essa uma das razões pela qual Mateschitz e a Red Bull compraram a Minardi e construiram a Toro Rosso. Atualmente temos quatro pilotos fantásticos na Red Bull/Toro Rosso e todos eles podem ganhar corridas se tiverem um bom carro” disse Tost que percebe o que se passa com Sainz: “Entendo que queira estar numa equipa onde possa ganhar corridas e campeonatos. Vamos ver o que acontece no fim da temporada, se abre algum lugar, mas a Red Bull é que decide!”

José Luís Abreu/AutoSport