Racing Weekend: Todos à grande festa de Vila Real

21/06/2018

É já no próximo fim de semana que se realiza o Circuito Internacional de Vila Real, um evento que para além de trazer de volta do Mundial de Turismo, agora WTCR, conta ainda com o CPVT (Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos); Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos; CPVC 1300; CPV Legends; Supercars Sprint Series e Kia Picanto GT Cup.

Ao todo, só nas competições nacionais, são 88 concorrentes irão alinhar das provas de Racing Weekend.

O Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo, juntamente com os Supercars, arrancou há quase um mês em Braga. Em maio passado assistimos a duas corridas extremamente interessantes e a uma jornada em que os Clássicos, Clássicos 1300 e Legends, tiveram mais um encontro. Em Trás-os-Montes, espera-se algo semelhante ao que aconteceu na cidade dos Arcebispos, mas melhor ainda.

Melhor ainda, porque há mais concorrentes, novos projetos e um ou outro regresso para abrilhantar a festa.

Começando pelo Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo (CPVT), que novamente recebe os Supercar e que promete juntar 14 concorrentes em pista.

Nos TCR é quase impossível falar de favoritos e Braga foi um bom espelho disso. É certo que Armando Parente e Pedro Salvador dividiram as vitórias, mas é também certo que Francisco Mora é sempre um piloto que temos que ter em conta, é o bicampeão em título, é também certo que Manuel Gião onde está é com vontade de vencer, que Francisco Carvalho tem créditos igualmente firmados, que José Cautela provou ser rápido e que Gustavo Moura, não fora um toque nos treinos, certamente teria tido um outro desempenho. Por fim, não por último, Rafael Lobato o detentor do record da pista, que é praticamente à porta de casa, não poderia nunca ficar fora destas contas.

Sem sair do tema do CPVT, de referir que João Sousa continua a apostar nos TCC vai alinhar com o Seat Leon.

Depois os Supercar e mais uma vez a promessa de interesse redobrado para a corrida. Em Braga José Correia evoluiu muito bem com o Nissan Nismo GT-R, mas por outro lado, também a dupla Joaquim Santos e Daniel Teixeira esteve em muito bom plano. Para juntar mais uma pitada de emoção, Gonçalo Manahu regressa de Porsche à pista onde ganhou no ano passado.

Os Clássicos e Clássicos 1300 voltam a correr juntos e a lista de inscritos junta 36 pilotos. Aqui, um regresso, o de Luís Barros, que está inscrito, mas ainda sem ter carro definido. A incógnita é: terá João Pedro Silva um adversário com Porsche, ou terá a “armada” Ford Escort mais um elemento?
No Campeonato 1300 José Fafiães vai voltar a dividir o MG Midget com Paulo Miguel, uma equipa que poderá bater o pé aos Datsun 1200 de Luís Alegria, de Carlos Cruz, de Fernando Charais, de Bruno Pires, ou ao Mini de Filipe Nogueira.
Nos Legends a promessa de 42 concorrentes, ou 51 pilotos, empenhados em discutir as várias classes, tal como nos clássicos acontece. Em termos de regressos, a Luís Barros, junta-se Vasco Barros e com eles vêm os Ford Sierra Cosworth RS500 e o Mercedes 190E 2.3 DTM, respectivamente.

O programa abre já na sexta-feira, às 9,30 da manhã, com a realização dos primeiros treinos livres dos TCR Portugal, CPVT e Supercar.

Amanhã, todo o detalhe em diversos artigos quanto a cada uma das competições presentes em Vila Real