Rali Austrália: Furo ‘trama’ Thierry Neuville…

16/11/2018

Tal como se esperava, a ordem na estrada foi perfeitamente decisiva no estabelecimento da ordem na classificação geral com Mads Ostberg (Citroën C3 WRC) a chegar ao final da segunda passagem pelos mesmos troços da manhã na frente do rali com uma vantagem de 6.2s face a Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), com Craig Breen (Citroën C3 WRC) em terceiro a 7.5s.

A ordem na estrada tem sido importante, mas a verdade é que as margens não têm sido demasiado grandes para os protagonistas do campeonato, com uma exceção. Um furo de Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) numa das rodas do seu carro “na aterragem de um salto, o pneu saiu da jante” o belga perdeu 54.4s e com isso caiu de sétimo da geral, a 19.4s do líder, para 10º a 1:12.8s. Desta forma, deixou fugir Ogier, que é sétimo da geral, agora 30 segundos mais à frente.

Azar para o belga, numa fase da prova em que fica com três Ford à sua frente. Para além disso, a Ford já fez jogo de equipa, com Ogier a passar para a frente de Suninen e Evans, ainda que nesta fase do rali isso ainda não faça grande diferença, a não ser pelo facto de Tanak não estar muito longe dos lugares da frente e com a sua posição na estrada amanhã, poder rapidamente chegar à liderança.

Neste momento, imaginando que Tanak chegava a líder, e venceria a PowerStage somaria virtualmente 211 pontos, se Ogier se mantiver em sétimo, se não somasse pontos na PS era Tanak campeão. Ainda continua a ser um ‘tiro muito distante’, para o homem da Toyota, mas que convém controlar o mais depressa possível do ponto de vista do homem da M-Sport.

Portanto, em resumo, as coisas estão a correr mal a Thierry Neuville, porque tem que ganhar quatro pontos e Ogier e para já está longe disso. O francês da M-Sport está a 12.7s do adversário mais perto, Esapekka Lappi e à sua frente, para além dos três Toyota, estão os pilotos mais lentos dos últimos tempos do WRC.

Por fim, Tanak, dista 19.9s do líder Ostberg, e tem à sua frente Hayden Paddon, Craig Breen, Jari-Matti Latvala e Mads Ostberg. Se precisasse, Latvala dava-lhe a posição, e os restantes pilotos dificilmente aguentam o ‘habitual’ Tanak dos últimos tempos.

Mas muita coisa pode ainda acontecer. Se resumíssemos o primeiro dia de rali, diríamos que as coisas não estão ‘famosas’ para Thierry Neuville…

FOTO EWRC