Rali da Argentina, PE15: ‘Remontada’ de Thierry Neuville

29/04/2017

E de repente, em dois troços, Elfyn Evans, perde 15s num troço e 18.9s noutro, passando de uma vantagem de 45.5s para apenas 11.5s, isto com três troços e mais de 50 Km de especiais pela frente.

Se até aqui tudo indicava que esta seria a primeira vitória de Elfyn Evans no WRc, neste momento, apesar de ainda ter a ‘mão’, já nem todos apostam de ‘olhos fechados’ no galês. Tudo porque deu um ligieiro toque e perdeu o para choques traseiro, e pelos vistos estes novos carros sentem demais a força aerodinâmica. É que por causa de um para choques, perder 34s em dois troços é obra…

Há uma coisa que já ninguém duvida, a luta pela vitória vai travar-se entre Elfyn Evans e Thierry Neuville, que estão agora separados por 11.5s, pois com Ott Tanak a 26.8s, parecem números demasiado grandes para recuperar sem que nada aconteça de especial na frente. E claro, o piloto da Hyundai aproveitou e agora já pode controlar o seu próprio destino, pois ganhar 11.5s a Evans em três troços é mais do que possível. Como acusará a pressão o galês? Ott Tänak tem o pódio seguro e ainda pode aspirar a algo mais caso a luta na frente cause ‘vítimas’. Já o seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier, tem tido um rali cheio de peripécias e é quarto 23.1 segundos do seu companheiro.

A partir daqui, a classificação ‘mede-se’ em ‘calendários’, pois todos os restantes principais pilotos em prova tiveram problemas que os fizeram perder mais ou menos tempo. Jari-Matti Latvala é quinto a 1m24.6s da frente, depois de ter sofrido dois furos e visto o motor do seu Yaris WRC sobreaquecer muito no dia de ontem. Hayden Paddon é sexto a 4m26.7s depois de capotar. Juho Hänninen teve problemas com o motor do Yaris e dista 9m34.3s da frente. E por aí fora…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.