Mas, quem mais beneficiou com esse acidente foi Sébastien Ogier, que se sagrou novamente campeão do mundo de ralis. É o sexto título para o francês e o segundo com a M-Sport/Ford. Depois de Thierry Neuville ter abandonado, devido a ter saído largo e batido numa árvore, o mesmo sucedeu a Ott Tanak. Por exclusão de partes, ‘sobrou’ Sébastien Ogier…
Hayden Paddon foi segundo depois de fazer uma prova de trás para a frente, nunca mostrando, no entanto, andamento para os Toyota, que dominaram quase por completo a prova, assegurando pelo caminho o merecido triunfo no Mundial de Construtores.
Para o neozelandês, este segundo lugar surge mais de um ano depois da última vez que o tinha conseguido, na Polónia em 2017.
Voltando à Toyota, a marca japonesa já não conseguia este feito desde 1999, tendo-o conseguido agora, logo no segundo ano após o regresso.sexto título para o francês e o segundo com a M-Sport/Ford
Mads Ostberg foi terceiro, conseguindo aqui o seu segundo melhor resultado do ano. Aproveitou bem a ordem na estrada, no primeiro dia, e depois logrou manter-se entre os homens da frente.
Até este último dia de prova, Ott Tanak tinha feito o suficiente para vencer, mas um problema mecânico (caixa de velocidades encravada) e depois uma saída de estrada num troço em que choveu muito, e acabou-se a esperança que ainda tinha de ser Campeão. Chegou a pressionar Ogier, que teve de fazer contas, mas acabou mal…
Antes, Thierry Neuville já poucas esperanças tinha de vencer o campeonato, mas manteve-se na luta até que uma saída de estrada acabou definitivamente com o sonho.
Desta forma, Sébastien Ogier vence o seu sexto título mundial, e aquele em que teve – de longe – maior oposição. Basta referir que há três provas, estava 23 pontos atrás de Thierry Neuville.
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