Rali da Austrália: Ogier campeão, Latvala vence prova e Toyota é campeã

18/11/2018

Jari-Matti Latvala venceu o Rali da Austrália, regressando aos triunfos, o que já não fazia desde o Rali da Suécia de 2017. Numa prova em que esteve sempre no top 3 da classificação geral, aproveitou o facto de Ott Tanak ter cometido um erro para passar para a frente e depois confirmar o triunfo quando o estónio saiu de estrada na penúltima especial da prova.

Mas, quem mais beneficiou com esse acidente foi Sébastien Ogier, que se sagrou novamente campeão do mundo de ralis. É o sexto título para o francês e o segundo com a M-Sport/Ford. Depois de Thierry Neuville ter abandonado, devido a ter saído largo e batido numa árvore, o mesmo sucedeu a Ott Tanak. Por exclusão de partes, ‘sobrou’ Sébastien Ogier…

Hayden Paddon foi segundo depois de fazer uma prova de trás para a frente, nunca mostrando, no entanto, andamento para os Toyota, que dominaram quase por completo a prova, assegurando pelo caminho o merecido triunfo no Mundial de Construtores.

Para o neozelandês, este segundo lugar surge mais de um ano depois da última vez que o tinha conseguido, na Polónia em 2017.

Voltando à Toyota, a marca japonesa já não conseguia este feito desde 1999, tendo-o conseguido agora, logo no segundo ano após o regresso.
sexto título para o francês e o segundo com a M-Sport/Ford

Mads Ostberg foi terceiro, conseguindo aqui o seu segundo melhor resultado do ano. Aproveitou bem a ordem na estrada, no primeiro dia, e depois logrou manter-se entre os homens da frente.

Até este último dia de prova, Ott Tanak tinha feito o suficiente para vencer, mas um problema mecânico (caixa de velocidades encravada) e depois uma saída de estrada num troço em que choveu muito, e acabou-se a esperança que ainda tinha de ser Campeão. Chegou a pressionar Ogier, que teve de fazer contas, mas acabou mal…

Antes, Thierry Neuville já poucas esperanças tinha de vencer o campeonato, mas manteve-se na luta até que uma saída de estrada acabou definitivamente com o sonho.

Desta forma, Sébastien Ogier vence o seu sexto título mundial, e aquele em que teve – de longe – maior oposição. Basta referir que há três provas, estava 23 pontos atrás de Thierry Neuville.
Mais informação assim que possível.

Classificação Online – CLIQUE AQUI