Rali da Finlândia: Quem vai ser o sexto vencedor diferente em nove ralis?

29/07/2017

Esapekka Lappi está perto do seu primeiro triunfo no WRC. Ruma ao último dia de prova com um avanço de 49.1s para Teemu Suninen, outro piloto que está a realizar uma exibição fabulosa.

Como se sabe, os ralis são férteis em surpresas, e tudo pode acontecer amanhã mas em condições normais a vitória vai para Lappi, que, até ver, pode só precisar de quatro ralis no WRC para chegar à vitória.

Caso se confirme, é fantástico e não menos fantástica seria uma possível vitória de Teemu Suninen, a nova coqueluche de Malcolm Wilson, que cumpre na Finlândia o seu segundo rali num WRC. É verdade que estamos no Rali da Finlândia, pilotos finlandeses como Lappi e Suninen estão muito habituados ao tipo de estradas, mas os seus adversários não são propriamente pilotos do campeonato finlandês. Lappi e Suninen, especialmente o primeiro, lutaram metro a metro com um piloto como Jari-Matti Latvala, que estava a conseguir impor-se, mas nunca esteve muito à vontade. Quando o seu Yaris WRC parou na PE 19 tinha 8.5s de avanço para Lappi, o que não era garante de coisa nenhuma.

Neste momento faltam apenas 34 Km de troços para que o Mundial de Ralis possa garantir o sexto vencedor diferente em nove provas, e pode ser qualquer um dos cinco primeiros, Esapekka Lappi, Teemu Suninen, Juho Hänninen, Elfyn Evans ou Craig Breen. Logicamente, o contentamento de Lappi contrasta com a frustração do seu companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala. O finlandês ganhou as primeiras cinco especiais e construiu uma margem de 8.5 segundos sobre Lappi mas o sistema elétrico do Yaris WRC não quis que assim fosse.

Latvala não merecia, mas acontece e que há que seguir em frente: “Estou dececionado pelo Jari-Matti, e agora tenho que desfrutar deste momento, que é algo incrível. Esta manhã liderávamos por quatro segundos, agora temos 50 segundos e agora preciso concentrar-me e manter a cabeça fria. Fiquei com nervoso miudinho quando vi o Jari-Matti parado…” Quanto a Latvala: “É uma das maiores deceções que tive na minha carreira. Sentia-me bem, estava a desfrutar, mas quando surge um problema técnico não há nada que possas fazer e essa é uma parte difícil do automobilismo”.

Atrás de Lappi há uma boa luta, Suninen, cedeu a posição quando falhou uma chicane mas recuperou o segundo lugar na penúltima especial. Juho Hänninen partiu a barra estabilizadora do seu Yaris WRC e terminou a 4.3 segundos de Suninen. Elfyn Evans está somente a 1.3 segundos do quarto lugar depois duma grande exibição esta tarde.

Craig Breen perdeu o quarto lugar depois de ‘sobreviver’ a uma saída de estrada. O irlandês está 14.7s na frente de Thierry Neuville, que tenta alcançar o máximo de pontos possível para se chegar a Sébastien Ogier no campeonato. Hoje subiu de oitavo para sexto. Quanto a Ogier, não regressou hoje pois o seu co-piloto, Julien Ingrassia tem ordem médica para não competir nos próximos quinze dias devido a uma ligeira comoção cerebral resultante do embate de ontem numa árvore.

Ott Tänak é sétimo depois do furo de ontem, superando um Kris Meeke totalmente irreconhecível, que veio a este rali simplesmente para o terminar e afastar os fantasmas que o assolam. Dani Sordo é nono e Mads Ostberg décimo, depois de problemas com os travões do seu Fiesta WRC. Para amanhã estão reservados apenas 33.84 km.