Rali das Camélias: O regresso a Sintra

28/11/2018

Foi preciso esperar quase 30 anos para que o Rali das Camélias voltasse a ser uma realidade no automobilismo nacional. Mais uma vez o empenho do Clube Motorismo de Setúbal permitiu que uma das mais emblemáticas provas do panorama nacional estivesse de volta e assim animar a serra de Sintra e a região de Mafra.

Num ano pleno de actividade o CMS fecha o ano com o seu maior evento, o Rali das Camélias. Em tempos foi um dos ralis mais importantes do calendário nacional e servia de ensaio geral para a fase inicial do Rali de Portugal ou não fossem grande parte das especiais desenhadas na serra de Sintra. Alcabideche, Janes, Rio da Mula, Cabo da Roca e claro as clássicas Lagoa Azul, Peninha e Sintra foram algumas das classificativas que em tempos idos se percorriam nesta prova tanto de dia como de noite.

Quis o destino que 40 anos depois da mais memorável noite de Sintra, quando Markku Alen e Hannu Mikkola se degladiaram pela vitória no Rali de Portugal, que as Camélias voltam a fazer parte do calendário nacional. São inúmeras as histórias que essas especiais contam, numa altura em que ainda não existiam redes sociais e que os ralis eram uma loucura em Portugal.

Às portas de Lisboa eram aos milhares que rumavam à catedral dos ralis, tal como Fafe e Arganil, fosse nas Camélias, Volta a Portugal e sobretudo no Rali de Portugal. Primeiro acidente de Joaquim Santos em 1986, que levou o Mundial para longe, e depois a “fúria” ambientalista privaram os amantes dos ralis em geral e aqueles que moram nos arredores da capital em particular das suas provas.

E os ralis fugiram de Lisboa e o público ficou órfão. Agora graças a um conjugar de vontades e empenho do CMS, contando naturalmente com o forte apoio das Câmaras Municipais de Cascais, Sintra e Mafra está dado o primeiro passo para que as Camélias regressem para ficar e que os ralis a “sério” e não apenas os de regularidade, voltem “a casa”.

Desta vez numa versão diferente, com os pilotos a fazerem Sábado pela manhã uma passagem pela especial Cascais, que mais não é que a junção da Lagoa Azul com a Peninha, Sintra, na versão clássica, rumando depois para a zona de Mafra, para fecharem a manhã com uma especial com o mesmo nome. Após o reagrupamento em frente ao Palácio Nacional, os pilotos terão dupla passagem pelo Codeçal e Livramento, antes da coroação dos vencedores nos Jardins do Casino Estoril.

Mostrando como também os pilotos estavam desejosos deste regresso, em fim de época 76 equipas responderam positivamente à chamada, com um plantel que vai desde campeões do mundo, a campeões nacionais de ralis e todo-o-terreno, homens da velocidade, veteranos que voltam a calçar as luvas e colocar o capacete para fazerem o Rali das Camélias.

Claro que olhando para a lista de inscritos saltam à vista os nomes de Rui Madeira e Fernando Peres, o almadense vencedor da Taça do Mundo FIA de Ralis de Grupo N em 1995 e o portuense tri-campeão nacional de ralis. Mas Carlos Fernandes, André Cabeças, Daniel Nunes e Pedro Leone prometem lutar pela vitória.

João Vieira Borges, que no início de Outubro ganhou o Rali de Portugal Histórico, alinha agora com um Datsun 1200, ao passo que uma das duplas mais icónicas do TT nacional, Rui Sousa/Carlos Silva, vai estar presente com um Peugeot 206.

Destaque também para a presença de cinco KIA Picanto GT Cup que deram cor a um novo troféu na velocidade nacional, que serão pilotados por Tiago Raposo de Magalhães, Francisco Esperto, João Seabra, Nuno Caetano e Hipólito Pires.

Os dados estão lançados para uma grande festa de fecho de temporada ao nível dos ralis, com a partida marcada para Sábado dia 1 de Dezembro às 8h00 nos Jardins do Casino Estoril, com os pilotos a rumarem a Cascais (11.66 kms – 8h20), Sintra (10.22 kms 8h48) e Mafra (10.19 kms – 9h51), antes da chegada ao reagrupamento no Palácio Nacional às 10h21.

A partida para a segunda secção acontece às 11h40, com os pilotos a percorrem por duas vezes Codeçal (12.56 kms – 12h43 e 14h44) e Livramento (8.00 kms – 13h31 e 15h32), antes de chegarem aos Jardins do Casino Estoril às 17h15 para a cerimónia de pódio.

Horário
Sábado – 1 Dezembro
Partida da 1ª Secção – Estoril (Jardins do Casino) – 8h00
PEC 1 – Cascais (12,4 Km) – 8h20
PEC 2 – Sintra (10,5 Km) – 8h48
PEC 3 – Mafra – 10,5 Km – 10h11
Neutralização em Mafra (P. Nacional) – 10h21
Partida da 2ª Secção – Parque Intermodal – 11h40
PEC 4 – Codeçal 1 (11,40 Km) – 12h43
PEC 5 – Livramento 1 (8,00 Km) – 13h31
PEC 6 – Codeçal 2 – 14h44
PEC 7 – Livramento 2 – 15h32
Chegada ao Estoril (Jardins do Casino) – 17h15