Regulamentos técnicos de 2019 são um passo atrás na F1

03/11/2018

Falta pouco para o fim da época 2018, mas a época 2019 já está a ser “cozinhada” há algum tempo. Estamos a chegar aquela época do ano em que a F1 deixa de ir para as pistas, mas ainda assim não deixa de trabalhar, com os novos monolugares a serem construídos.

Para 2019 já sabemos que teremos novas asas com especial destaque para as asas dianteiras que serão mais simples e que por isso levarão a uma diminuição do apoio aerodinâmico no carro, o que foi considerado um passo atrás por alguns dos chefes de equipa.

Fréderic Vasseur foi perentório na sua avaliação:

“É difícil ter uma visão clara do que será 2019, mas com certeza que iremos ter melhorias ao nível dos motores. Ainda temos algumas dúvidas sobre os pneus e sobre o pacote aerodinâmico. As novas regulamentações aerodinâmicas, são um enorme retrocesso. Acho que todos estão focados em recuperar o desempenho perdido. Não sei quando o vamos conseguir e se conseguiremos ultrapassar os níveis atuais, mas parece complicado. “

A Force India testou uma versão da nova asa e Otmar Szafnauer, chefe de equipa, é da mesma opinião:

“Fizemos um teste e foi um passo significativo para trás”, disse ele. “Temos metas agressivas, e não sabemos se conseguiremos atingi-las. Estamos a tentar prever o futuro quanto ao que podemos encontrar, mas sim, foi um enorme retrocesso para nós.”

Já Franz Tost da Toro Rosso não acredita nos benefícios da medida implementada:

“Eu discuti isso com as pessoas no túnel de vento e eles não acreditam que as ultrapassagens se tornem muito mais fáceis. Portanto, não tenho certeza de que esta mudança na regulamentação terminará onde esperamos – que as ultrapassagens se tornem muito mais fácil. Eu acho que no início da próxima temporada as equipas terão atingido um nível similar em downforce como hoje em dia”.

Parece assim confirmar-se o cenário colocado inicialmente de que estas mudanças poucas mudanças trariam ao atual estado da F1 e que, embora possam baralhar um pouco as contas no início da próxima época, o resultado final deverá ser muito semelhante ao que temos atualmente