SEAT: Como é que se pinta um carro?

20/01/2018

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Três anos de investigação e sensibilidade para captar as tendências do mercado: “O nascimento de uma cor começa cá dentro”, revela Jordi Font do departamento Color&Trim da SEAT. Esta viagem inicia-se com um estudo de mercado e acaba na aplicação da tinta no veículo. E, neste processo, a personalização surge como uma clara tendência de futuro. De seguida, fique a conhecer o que acontece nos mais de 1.000 dias necessários à criação de uma nova gama de cores:

– 1.000 litros de tinta para uma sinfonia de cores: uma equipa especializada analisa as tendências de mercado e propõe uma palete de cores para os modelos a lançar. “Além de acompanhar a moda, a criação de uma nova tonalidade é também algo muito intuitivo. É preciso sentir o pulso da rua e entrar no ritmo”, garante Font. Ao todo, na criação de uma nova tonalidade, gastam-se cerca de mil litros de tinta.

A ciência por trás de uma cor Pantone: em laboratório, fazem-se as misturas que transformam o ato criativo num exercício puramente químico. No caso da gama cromática do SEAT Arona: “Com a mistura de 50 pigmentos e partículas metálicas diferentes, criaram-se quase 100 variações da mesma cor de forma a ser escolhida a tonalidade mais adequada”, explica Carol Gómez, do departamento de Color&Trim. “As cores são cada vez mais sofisticadas e a personalização assume-se como uma clara tendência”, comenta Font. Um dos exemplos disso está no novo SEAT Arona, que permite escolher entre mais de 68 combinações.

Das fórmulas matemáticas à realidade: uma vez escolhida, a cor tem que ser aplicada na chapa para confirmar a sua aplicabilidade e o efeito visual final produzido. “Experimentam-se os efeitos visuais, os brilhos e os sombreados em placas de metal expostas à luz solar e à sombra para que se confirme que a cor, quando aplicada, corresponde com o que foi idealizado”, acrescenta Jesús Guzmán, do departamento de Color&Trim.

Uma sala de cirurgia onde operam 84 robots: já na estufa, os automóveis são pintados a uma temperatura entre 21 e 25 graus. Num processo completamente automatizado, 84 robots aplicam 2,5 quilos de tinta, ao longo de seis horas, em cada veículo. As cabines de pintura possuem um sistema de ventilação semelhante ao que existe nas salas de operações para evitar a entrada de pó do exterior, impedindo assim que assentem impurezas na tinta acabada de aplicar. No total, sete capas de tinta, finas como um cabelo, mas duras como uma rocha, secadas num forno a 140 graus.

– Um TAC que observa tudo: uma vez aplicada, bastam 43 segundos para que se confirme não existir qualquer imperfeição na aplicação da pintura. Os veículos passam por um scanner que verifica a regularidade da pintura e a inexistência de impurezas.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2017, a SEAT vendeu perto de 470.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.