Como serão as estradas do futuro

Neste momento, no mundo como hoje o conhecemos, o domínio do asfalto ainda é feito por veículos movidos a combustíveis fósseis. Porém, com a celeridade com que a tecnologia evolui, estes tendem naturalmente a ter um futuro de dias contados e em que passarão a imperar os veículos elétricos e de condução autónoma. Alterações essas que irão influir naturalmente nas próprias infraestruturas, como, por exemplo, nas estradas em que os próprios automóveis irão circular.

No entanto, nada aparece do dia para a noite e haverá sempre um processo de transição, que leva o seu tempo. Neste meio termo, as estradas também irão sofrer os seus ajustes. Já imaginaram como poderão ser daqui a 10/20 anos?

Lançámo-nos no exercício de idealizar que características poderão ter as estradas num futuro, que não cremos ser muito longínquo. Falamos daquela realidade transitória em que ainda iremos conduzir, mas em que os veículos elétricos serão também em número bem maior. Um olhar tendo por base algumas das inovações, informações e projetos que hoje se conhecem.

André Duarte

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.