E se Sintra voltar ao nacional de ralis?

13/01/2018

Há muito que o dizemos. Não faz qualquer sentido o principal campeonato de ralis em Portugal não ter uma prova que seja, há tantos anos, bem mais perto de Lisboa, onde existe uma enorme legião de adeptos de desporto motorizado em geral, ralis em particular.

Mas isso pode estar agora mais perto de terminar, porque este ano, em outubro ou novembro, tudo se está a preparar para recuperar o Rali das Camélias, prova que durante muitos anos pertenceu ao principal campeonato de ralis, na zona de Sintra e Mafra.

Logicamente, a prova, caso se confirme, terá que passar pelos processos habituais de candidatura ao CPR, e se tudo correr como esperam os seus responsáveis, abre-se a possibilidade de, em breve, o distrito de Lisboa voltar a ter uma prova do CPR.

A ideia, que já está algo avançada – ainda que faltem confirmar detalhes muito importantes – passa por fazer uma prova com partida junto à Baía de Cascais, chegada aos jardins do Casino do Estoril, parque de assistência na Praça da Maratona no autódromo do Estoril ou em Mafra (faz parte das muitas indefinições que ainda existem) reagrupamento a meio do dia frente ao Palácio de Mafra, e com troços em Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra, Gradil, Codeçal, tudo nomes que fazem soar ‘campainhas’ junto dos adeptos mais conhecedores. O processo, sem estar totalmente concretizado, está em andamento. Se acontecer, a Serra de Sintra regressa aos ralis, o que não acontece – exceção feita ao Rally de Portugal Histórico, que é uma prova de regularidade – desde a volta Galp de 1993. Agora, resta aguardar para que quem de direito concretize as ideias que estão em cima da mesa…