Toyota descontinua Avensis na Europa

Certos sinais indicavam que a Toyota podia apresentar o novo Avensis para o mercado europeu durante o decorrer deste ano. No entanto, de acordo com o site britânico Autocar, devido a reduzida procura por parte do mercado, o construtor nipónico decidiu interromper a produção do modelo no Velho Continente sem ter confirmado um sucessor.

“Estamos a monitorizar o segmento D, está em declínio acentuado”, afirmou um porta-voz da Toyota Europa à publicação britânica. A decisão foi tomada em função da quebra nas vendas do segmento verificada no continente europeu. Em 2017, a Toyota registou 25.319 unidades Avensis vendidas, um número muito inferior às 183.288 unidades Passat, líder de mercado no segmento D, seguido pelo Skoda Superb, que registou vendas na ordem das 81.000 unidades.

A actual geração Avensis está a chegar ao fim do seu ciclo de vida, Johan van Zyl, responsável pela Toyota Europa, afirmou recentemente que a marca ainda não decidiu se vai desenvolver um sucessor directo. “Estamos a analisar o segmento e a levantar algumas questões,” comentou Zyl. “Estamos satisfeitos com o desempenho do Avensis, o produto está a corresponder às expectativas, mas questionamo-nos sobre qual será o próximo passo, um sedan para o segmento D ou talvez algo diferente.”

Alguns apontam que em vez do novo Avensis, a Toyota poderá lançar um sedan mais pequeno, baseado no mais recente Auris.