Tudo sobre o Dakar

Com Peugeot, MINI e Toyota oficiais, dificilmente o vencedor não sairá de uma destas equipas. Quanto ao piloto favorito, com uma prova tão dura pela frente, o melhor é mesmo deixar a questão em aberto. Mas Peterhansel é inquestionavelmente o principal…

A edição de 2018 marca a 40ª vez que homens e máquinas dão sequência à prova-maratona idealizada por Thierry Sabine, que em 1979 colocou de pé um evento sem igual, e que é para muitos a aventura de uma vida. Agora do lado de lá do Atlântico, o Dakar continua a despertar paixões e faz, por exemplo, com que uma estrela da ‘bola’ troque o conforto do lar por duas intensas semanas, muito provavelmente das mais duras da sua vida desportiva. Falamos de André Villas-Boas, treinador de futebol, que segue as pisas do seu tio Pedro, um dos pioneiros portugueses do Dakar.

Muitos antes dele fizeram percursos semelhantes, e quase quatro décadas depois, o Dakar continua a ‘escrever’ ‘estórias’ fantásticas de sobrevivência, sangue, suor e lágrimas. Mas também de coragem, tenacidade, medo ou resignação. Como denominador comum, deixa marcas bem fortes em todos os que nele participam ou simplesmente com ele conviveram. Bem vistas as coisas, essa será, porventura, a sua maior herança…

A 40ª edição do Dakar tem lugar entre 6 e 20 de janeiro, numa prova que arranca no Peru, desce para a Bolívia e termina na Argentina. Das 14 etapas, sete serão nas dunas. Termina na Argentina com mais seis tiradas, tendo vindo a ser referido pela ASO como o Dakar mais seletivo dos últimos anos. Ao contrário do que tem sido habitual, com percursos em crescendo de dificuldade, este ano sê-lo-á quase desde o primeiro quilómetro.

Nas próximas horas vamos aqui deixar toda a informação relevante ao acompanhamento da prova da ASO. Para já, o essencial sobre o Dakar 2018.

Dakar – O essencial em 60 segundos – CLIQUE AQUI

Dakar – As Etapas – CLIQUE AQUI

Dakar – Listas de Inscritos Autos – CLIQUE AQUI

Dakar – Lista de Inscritos Motos – CLIQUE AQUI

Dakar – Lista de Inscritos Camiões – CLIQUE AQUI

Dakar – Lista de Inscritos Quads: CLIQUE AQUI

Dakar – Lista de Inscritos SSV (SxS) CLIQUE AQUI

Dakar – 2 rodas motrizes ou tração totalCLIQUE AQUI

Parcours