Uber também no negócio de Bike Sharing

11/05/2018

A Uber acaba de adquirir uma empresa de Bike Sharing (partilha de bicicletas) nos Estados Unidos, a JUMP BIKES, numa estratégia de diversificação de negócio. Será que em breve poderemos ver também este seu novo negócio abraçar as motos elétricas?

A nova área de negócio da Uber foi imediatamente integrada na oferta de serviços da empresa tanto mais que nos locais e cidades onde está disponível, já aparece referenciado na app da empresa.

Fala-se num investimento realizado de 100 milhões de dólares e, no entanto, a JUMP BIKES parece nunca ter investido em estações parqueamento para as suas bicicletas. Isto porque as bicicletas desta empresa têm um sistema de segurança instalado que permite bloqueá-las em qualquer local de parqueamento (apropriado), locais que se encontram nas cidades ou qualquer outro sítio habitualmente utilizado pelos ciclistas para estacionar em segurança as suas bicicletas. De acordo com a JUMP BIKES este sistema de bloqueio torna a utilização das bicicletas elétricas mais simples e evita terem que recolher lixos normalmente deixados nos locais de estacionamento próprios.

Neste momento este novo serviço da Uber está exclusivamente disponível nos Estados Unidos, em S. Francisco e em Washington DC, com apenas 250 bicicletas e o preço da sua utilização são 2 dólares, independentemente do tempo ou distância sempre e quando seja inferior a 30 minutos.

A JUMP BIKES tem também um serviço de aluguer de bicicletas para aqueles que necessitam ou pretendem fazer uma utilização mais intensa diariamente, com uma tarifa anual de 5 dólares que permite a utilização de qualquer JUMP BIKES por um período de até 60 minutos cada dia, sendo cobrados 7 cêntimos por cada minuto que exceda os 60.

As bicicletas são esteticamente apelativas, com um design simples e moderno, com pormenores técnicos como o facto de todos os cabos não estarem à vista. O motor tem uma potência de 250 watts e permite alcançar uma velocidade máxima de 32 Kmh, com uma autonomia de cerca de 64 Km.

As bicicletas elétricas são sem dúvida alguma uma alternativa menos poluente para uma utilização urbana e para percursos curtos em cidade, entre casa escritório ou casa e compras, resultam ser uma excelente solução de mobilidade.

Por isso será uma questão de tempo (pouco) em que veremos também a Uber a apostar fortemente na mobilidade elétrica em duas rodas nas capitais europeias, sejam bicicletas elétricas, sejam scooters.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.