E se Vettel bateu de propósito em Sepang?

05/10/2017

Emergiu ontem uma questão levantada pela revista alemã Auto Motor und Sport, que levanta uma nova possibilidade que pode explicar a razão do estranho acidente de Sebastian Vettel e Lance Stroll na volta de desaceleração do GP da Malásia de F1, quando ambos colidiram.

Os Comissários Desportivos entenderam não penalizar qualquer dos pilotos, pois pelos vídeos visionados pareceu uma distração mútua, mas a revista alemã levanta uma outra hipótese.

Alegadamente, Vettel teria provocado propositadamente a colisão porque a Ferrari teria feito mal as contas ao combustível colocado no monolugar do alemão, tentando que o carro estivesse o mais leve possível durante a corrida e que Vettel pudesse tirar partido desse facto. A Chuva ou um safety car seriam suficientes para que o combustível fosse suficiente para chegar ao final da corrida e para que existisse a amostra de combustível regulamentar e é nesse ponto que a auto Motor und Sport pega, referindo que Vettel não teria combustível suficiente para essa análise da FIA, e se não tivesse, seria desclassificado.

Ora, entre ser desclassificado (foi quarto em pista) e o carro ficar parado em pista na sequência de um acidente, a decisão seria fácil de tomar e é isso que os alemães alegam que Vettel e a Ferrari fizeram. Se é verdade ou não, quem sabe. Os único factos que podem dar alguma pista passam pela mensagem rádio do engenheiro de Vettel a dizer que o alemão tinha que atacar naquela altura. Pensou-se que seria pelo facto dos pneus perderem competitividade a partir dali, e na verdade Vettel abrandou bastante o seu ritmo, terminando a 15s de Ricciardo. Escassez de combustível ou problema de pneus?

O choque foi violento, alguém arriscaria o ‘tal’ dano que resultasse em penalização, como se ficou a pensar, relativamente à caixa de velocidades? As perguntas são mais do que as respostas. O que terá acontecido, ou que todos vimos, ou algo mais?