Os Comissários Desportivos entenderam não penalizar qualquer dos pilotos, pois pelos vídeos visionados pareceu uma distração mútua, mas a revista alemã levanta uma outra hipótese.
Alegadamente, Vettel teria provocado propositadamente a colisão porque a Ferrari teria feito mal as contas ao combustível colocado no monolugar do alemão, tentando que o carro estivesse o mais leve possível durante a corrida e que Vettel pudesse tirar partido desse facto. A Chuva ou um safety car seriam suficientes para que o combustível fosse suficiente para chegar ao final da corrida e para que existisse a amostra de combustível regulamentar e é nesse ponto que a auto Motor und Sport pega, referindo que Vettel não teria combustível suficiente para essa análise da FIA, e se não tivesse, seria desclassificado.
Ora, entre ser desclassificado (foi quarto em pista) e o carro ficar parado em pista na sequência de um acidente, a decisão seria fácil de tomar e é isso que os alemães alegam que Vettel e a Ferrari fizeram. Se é verdade ou não, quem sabe. Os único factos que podem dar alguma pista passam pela mensagem rádio do engenheiro de Vettel a dizer que o alemão tinha que atacar naquela altura. Pensou-se que seria pelo facto dos pneus perderem competitividade a partir dali, e na verdade Vettel abrandou bastante o seu ritmo, terminando a 15s de Ricciardo. Escassez de combustível ou problema de pneus?
O choque foi violento, alguém arriscaria o ‘tal’ dano que resultasse em penalização, como se ficou a pensar, relativamente à caixa de velocidades? As perguntas são mais do que as respostas. O que terá acontecido, ou que todos vimos, ou algo mais?