Volkswagen apresentou o novo Polo GTI R5

A Volkswagen apresentou o seu novo Polo GTI R5, carro com que regressa aos ralis já em 2018, ainda que apenas para privados, e não como equipa oficial. Como seria de esperar, o novo R5 baseia-se na sexta geração do VW Polo, que foi agora conhecido.

Os testes do novo R5 já começaram e a marca alemã prevê começar a entregar os primeiros carros na segunda metade de 2018. Os testes estão a ser feitos em França, com Dieter Depping, habitual piloto de testes da marca, e Pontus Tidemand, o campeão de 2017 do WRC2, com um Skoda Fabia R5.

“Com o Polo GTI R5 esperamos conseguir passar a nossa experiência nos ralis, ganha com os quatro títulos mundiais, oferecendo um carro de topo para os campeonatos nacionais e para o mundial. Antes de o entregarmos para o seu primeiro rali, vamos fazer muitos testes, para ter a certeza de que estará pronto para todos os tipos de piso do mundo”, disse Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport.

“Os primeiros testes decorreram sem problemas, o feedback dos pilotos foi muito positivo. É claro que beneficiamos do facto de ter uma equipa de engenheiros e mecânicos muito experientes, sendo que todos eles ajudaram o VW Polo R WRC a vencer campeonatos do Mundo. Por outro lado, temos tido uma grande cooperação dos nossos colegas em Wolfsburgo, bem como dos nossos colegas da Skoda, que disponibilizam aos seus clientes um R5 desde 2015” disse François-Xavier Demaison, Diretor Técnico.

O VW Polo GTI R5 tem um motor 4 cilindros turbo, 1.600 cc, injeção direta, gera 272 cv e 400 Nm de binário. Pesa 1.320 kg e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.1 segundos. O VW Polo GTI R5 será homologado no verão de 2018.

Em 2012, desde que a FIA avançou com os regulamentos dos R5, mais de 400 chegaram ao mercado, divididos pelos seguintes modelos: Citroën DS3 R5 (Citroën C3 R5 em fase de testes), Ford Fiesta R5, Hyundai i20 R5, Mitsubishi Mirage R5, Peugeot 208 T16 R5, Proton Iriz R5, Škoda Fabia R5 e Toyota Etios R5.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.