Volvo XC60 aposta forte nos sistemas de segurança

O novo Volvo XC60 SUV, a ser revelado no Salão de Genebra (9 a 19 de março), irá surgir com três novos sistemas de ajuda à condução, todos influindo diretamente na condução para evitarem potenciais situações de colisão.

Segundo Malin Ekholm, diretor sénior do Centro de Segurança da Volvo Cars: “Só na Suécia temos visto o declínio em 45% dos acidentes de traseira e frente graças ao nosso Aviso de Colisão com sistema de travagem automática. Com o XC60 estamos determinados em alcançar o próximo passo na redução das colisões, com a adição do apoio de direção e sistemas de assistência”.

Ao City Safety foi adicionado a ajuda de direção, o qual atua quando somente os travões automáticos não ajudariam a evitar uma potencial colisão. Em certas circunstâncias o carro irá atuar com a ajuda de direção, movendo-se esta automaticamente, para evitar os obstáculos em frente. O City Safety irá ajudar a evitar colisões com veículos, transeuntes e animais. A ajuda de direção está ativa entre os 50 e 100 km/h.

Oncoming Lane Mitigation é outro dos sistemas que incorpora este novo Volvo, prevenindo colisões com veículos que circulem na mesma direção. O sistema funciona alertando o condutor quando este sai da sua faixa. Atuando também aqui a ajuda de direção automática. Esta coloca o veículo de novo no sentido correto, fora da rota de colisão com o veículo em frente. Ativo entre os 60 e 140 km/h.

Como opcional o XC60 traz o Blind Spot Information System. Este alerta o condutor para a presença de veículos no seu ângulo morto, proporcionando também ajuda à direção que ajuda a evitar potenciais colisões com veículos no ângulo morto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.