WEC: Dobradinha Toyota em corrida muito curta…

15/10/2017

Foi Eduardo Freitas a anunciar que devido ao nevoeiro, os carros que aguardavam em pista pelo recomeço da corrida, para os seus últimos dez minutos, teriam de se dirigir para o Parque Fechado o que significa que a Toyota faz uma dobradinha em Fuji, com o Toyota TS050 Hybrid #8 de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson a ser declarado vencedor, depois de completar apenas 115 voltas, tudo por culpa da chuva e do nevoeiro. No total, sete períodos de safety car e duas bandeiras vermelhas.

A corrida foi interrompida ao cabo de uma hora devido ao nevoeiro, neutralizada durante 15 minutos, isto quando faltavam 4h42 minutos para terminar. Foi determinado novo recomeço para as 12h50 locais, isto numa altura em que Earl Bamber, no #2 Porsche 919 Hybrid estava na frente, pois era o único LMP1 que não tinha ainda ido às boxes. A corrida recomeçou, mas voltou a ser interrompida cinco voltas depois. Assim que estiveram reunidas as condições mínimas, a corrida recomeçou com o #8 Toyota TS050 Hybrid de Kazuki Nakajima a liderar, isto quando se chegou ao meio da corrida e já tinha havido três períodos de safety car e uma bandeira vermelha.

E as coisas não mudaram nada, e quando se esperava que a corrida pudesse recomeçar para os derradeiros dez minutos, onde tudo se decidiria, eis que Eduardo Freitas, Diretor de Prova, avisou que o nevoeiro estava a regressar à pista, encerrando ali todas as hostilidades, que devido ao estado da pista, foram mais do que muitas quer seja nos LMP1, LMP2 e as duas caregorias de GT.

Assim sendo, esta vitória da Toyota é a primeira desde Spa, em maio, mas foi clara, pois os carros japoneses foram melhores no que houve de corrida. Apesar do #2 Porsche 919 Hybrid de Earl Bamber ter liderado inicialmente, a margem foi eliminada pelo primeiro safety car. Timo Bernhard atrasou-se devido às condições de pista e uma ida às boxes ‘azarada’ fez o resto, ficando atrás dos dois Toyota. Os líderes do campeonato, Bernhard, Bamber e Brendon Hartley terminaram em quarto e também eles estiveram longe do andamento dos Toyota à chuva.
Este resultado mantém o campeonato ‘vivo’ para Nakajioma, Buemi com a Toyota a ter duas corridas para dar a volta ao texto.

Na LMP2, o Vaillante Rebellion #31 Oreca 07 Gibson de Bruno Senna, Julien Canal e Nico Prost assegurou a sua segunda vitória na classe das últimas três corridas,liderando desde o princípio, ganhando desta forma pontos aos líderes do campeonato, a Jackie Chan DC Racing, que terminou em terceiro com Oliver Jarvis, Ho-Pin Tung e Thomas Laurent. Nico Lapierre, Andre Negrão e Gustavo Menezes foram segundos no #36 Signatech Alpine A470 Gibson.

Na LMGTE Pro, o triunfo foi para o Ferrari da AF Corse #51 de James Calado e Alessandro Pier Guidi, que bateram o Porsche 911 RSR #91 do Team Lietz de Richard Lietz e Frederic Makowiecki. O Porsche 911 RSR #92 de Michael Christensen e Kevin Estre fechou o pódio da categoria.

Na LM GTE Am as coisas não correram nada bem à equipa de Pedro Lamy, que foi apenas quinta classificada. Venceu o Ferrari #54 GTE Am, na frente do Ferrari 488 GTE #66 da Weng Sun Mok de Keita Sawa e Matthew Griffin e do #77 do Porsche 911 RSR da Dempsey Proton Racing de Christian Ried e Matteo Cairoli, que terminou duas posições na frente de Pedro Lamy, no Aston Martin #98 que tem agora duas provas para recuperar a liderança do campeonato na classe LM GTE Am.