WEC: ‘Dobradinha’ Toyota nas 6 Horas de Spa

06/05/2017

A Toyota somou a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato do Mundo FIA de Endurance ao impor-se nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, que este sábado se disputaram no famoso circuito belga. Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima impuseram-se aos comandos do TS050 Hybrid # 8, diante do TS50 de Mike Conway e Kamui Kobayashi.

Não obstante ter obtido a ‘pole-position’, a Porsche não teve argumentos para contrariar a superioridade da Toyota, que alinhando com LMP1 com mais apoio aerodinâmico em dois dos seus três carros acabou por ser muito mais rápida que a rival. Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber foram os melhores da Porsche no 919 Hybrid # 2, apesar de no começo da prova ter sido André Lotterer, autor da ‘pole’ a liderar. Depois o desgaste dos pneus acabou por relegar para o quarto posto o Porsche # 1 – que o alemão dividiu mais uma vez com Neel Jani e Nick Tandy.

Em LMP2 a discussão foi, praticamente desde o início, um duelo entre o Oreca # 26 da G-Drive e o Oreca # 31 da Vaillant Rebellion, que o primeiro acabaria por levar a melhor, em grande parte devido aos grandes turnos de condução de Alex Lynn, que dividiu o protótipo com Roman Rusinov e Pierre Thiriet. Isto apesar dos esforços de Bruno Senna para reverter a situação. O pódio da categoria foi completado pelo Oreca # 38 da Jackie Chang DC Racing. Isto numa prova onde os Signatech Alpine cedo se atrasaram com vários problemas.

Já em GTE Pro a Ferrari levou a melhor sobre a concorrência e de forma clara, impondo-se com o 488 # 71 de Sam Bird e Davide Rigon, que bateu o carro # 51 de James Calado e Alessandro Pieguidi, enquanto o último lugar do pódio sobrou para o Ford GT # 66. Em GTE AM a vitória de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana nunca esteve em causa, mesmo com uma penalização no primeiro terço da corrida, impondo-se claramente diante do Porsche 911 GT3-R # 77 da Dempsey Proton, de Christian Reid e Matteo Cairolii, enquanto a terceira posição foi para o Ferrari 488 # 61 da Clearwater.

Classificação final

1º Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050 Hybrid) 173 voltas
2º Conway/Kobayashi (Toyota TS050 Hybrid) a 1,992s
3º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) a 25,283s
4º Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919 Hybrid) a 1m25,438s
5º Sarrazin/Kunimoto/Lapierre (Toyota TS050 Hybrid) a 2 voltas
6º Rossiter/Webb (CLM01 NISMO ) a 12 voltas
7º Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas
8º Senna/Prost (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas
9º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas
10º Piquet/Beche/Heinemeier-Hanson (Oreca 07 Gibson) a 14 voltas