Tal como previsto, a Toyota revelou agora o seu novo TS050 Hybrid com que vai enfrentar o Campeonato do Mundo FIA de Endurance de 2017. O construtor japonês mantém o monocoque e configuração de motor e transmissão da época anterior, mas adiciona-lhe componentes otimizados. ‘Animado com o 2.4 litros V6 turbo a gasolina, este LMP1 da marca nipónico possui uma relação de compressão incrementada devido a um maior desenvolvimento do bloco dos cilindros e das câmaras de combustão.

Os dois sistemas de recuperação foram reduzidos em tamanho e peso, graças baterias de ion-lítio, que contribuem para uma potência combinada superior a 1000 cv. O carro mantém-se na subclasse dos 8MJ, o máximo permitido pelos atuais regulamentos de LMP1, que foram ‘congelados’ até 2019. As alterações aerodinâmicas exigidas pela FIA devido a questões de segurança fizeram com que o TS050 Hybrid Sport visse o ‘nariz’ subir, com um defletor dianteiro 15 milímetros mais alto, bem como flancos mais curtos, de modo a reduzir a eficiência aerodinâmica. A limitação da largura dos três ‘kits’ aerodinâmicos por época faz com que a Toyota estreie o seu ‘pacote’ de baixa carga aerodinâmica para Le Mans já na primeira prova do WEC, em Silverstone.

O novo TS050 Hybrid já completou mais de 15.000 quilómetros repartidos por cinco testes, incluindo turbos de 30 horas antes do Prólogo do campeonato. “O nosso TS050 HYbrud representa uma atualização significativa, sendo que a única coisa que não mudou é o monocoque. Em várias corridas no ano passado demonstramos o potencial do nosso carro com boas performances, mas para atingir os nossos objetivos precisamos de mais, bem como grandes alterações aerodinâmicas. Otimizamos cada área de performance e peso”, assegurou Pascal Vasselon, diretor técnico da Gazoo Toyota Racing.

Depois de ter ficado a 10 minutos da vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2016, a Toyota volta a La Sarthe com três LMP1, na tentativa de se tornar no segundo construtor japonês a vencer a clássica de endurance, sendo que nesse esforço contratou o tricampeão do mundo do WTCC Jose Maria Lopez, que se juntará a Mike Conway e Kamui Kobayashi no carro # 7. No # 8 estarão Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, enquanto que para o # 9 foram anunciados Yuji Kunimoto, Nicolas Lapierre e Stephane Sarraazin. Equipas que também estarão à partida das 6 Hora de Spa Francorchamps. “A equipa em Higashi-Fuji e em Colónia trabalhou em conjunto para atualizar todos os aspetos do TS050 Hybrud, ao mesmo tempo que se preparou para o desafio de alinhar com três carros e Spa e Le Mans. Os nossos objetivos são novamente muito claros; ganhar Le Mans e o Campeonato do Mundo”, afirmou Rob Leupen, o diretor desportivo da Gazoo Toyota Racing.

Nuno Barreto Costa/AutoSport