É a primeira vez esta época que um Porsche 919 Hybrid domina uma sessão de treinos livres, com a Toyota a ser a mais rápida das três sessões nas provas de Silverstone e Spa. Algo a que não será estranho o facto de ser a primeira em 2017 vez que o LMP1 de Weissach roda com o ‘pacote’ de muito apoio aerodinâmico. No TS050 # 8 Buemi ficou a 0,204s de Bernhard, no Porsche # 2, enquanto o outro 919 Hybrid # 1 ficou com o terceiro, e o Toyota # 7 obteve a quarta marca.
Um tempo feito no começo do treino – 1m47,717s – deu a melhor marca a Bruno Senna no Oreca # 31 da Vaillante Rebellion, que o brasileiro divide com Filipe Albuquerque e Julien Canal, enquanto em GTE Pro o mais rápido foi Davide Rigon, no Ferrari 488 GTE # 71, para Matteo Cairoli efetuar o melhor tempo dos GTE Am, no Prosche 911 RSR da Proton. Apesar do feito de Senna, Julien Canal provocou um final antecipado da sessão, ao não evitar a colisão com Marvin Dienst. Ambos nos carros que lideraram as categorias LMP2 e GTE Am.